[Sublime] Configurando o PHP CS no Windows
Há certo tempo eu estava tentando configurar o plugin PHP Code Sniffer no Sublime Text. Inicialmente ele é meio complicado para se configurar. E no Windows… bom, é pior ainda. Na página oficial só ensina a configurar no Linux e Mac.
Depois de um longo tempo tentei configurá-lo novamente, e me deparei com os mesmos problemas. Acontece que ele não reconhecia o arquivo responsável pelo processo. Com a ajuda do @vluzrmos finalmente consegui!
Para começar, inicie seu Sublime e abra o Command Pallete (CTRL+Shift+P) e procure por Package Control: Install Package — se ainda não o instalou, dê uma lida aqui.
Pesquise agora por “PHPCS” e o instale. Caso não esteja encontrando, verifique se você já possua ele através do Package Control: Enable Package. Pode ser que esteja desativado.
O próximo passo é baixar dois arquivos necessários: o PHPCS e o PHPCBF. Ambos são pequenos, menos de 500KB cada um. Coloque em algum local fixo. Pode ser dentro da pasta de instalação do Sublime. No meu caso ficou assim: C:\Sublime\phpcs.phar e C:\Sublime\phpcbf.phar.
O próximo passo é configurar o PHP Code Sniffer, no Sublime. Para isso, vá ao menu Preferences > Package Settings > PHP Code Sniffer > Settings — User. O seu conteúdo deverá ser o seguinte:
{
"phpcs_executable_path": "C:\\Sublime\\phpcs.bat",
"php_cs_fixer_executable_path": "C:\\Sublime\\phpcs.bat",
"phpcbf_executable_path": "C:\\Sublime\\phpcbf.bat"
}Perceba que a extensão é “bat” e não “phar”. Não se preocupe, nosso próximo passo é definir estes arquivos.
Acesse o local onde copiou os arquivos e crie um arquivo “bat” para cada um deles com o mesmo nome, de preferência. Por exemplo: C:\Sublime\phpcs.bat e C:\Sublime\phpcbf.bat.
Abra cada arquivo e os preencha como descrito aqui. O resultado será algo como (phpcs.bat):
@echo Off
php "%~dp0phpcs.phar" %*
O outro arquivo será a mesma coisa. Apenas substitua o nome do arquivo (phpcbf.bat):
@echo Off
php "%~dp0phpcbf.phar" %*
Espero ao menos que o php esteja configurado o PATH do sistema. Se não, esta página deverá ajudar.
Feito isso, agora é hora de testar. Abra um arquivo php e abra novamente a Command Pallete (CTRL+Shift+P) e localize por PHP Coding Standards Fixer: Fix this file (PHP Code Beautifier) ou PHP Coding Standards Fixer: Fix this file (PHP-CS-Fixer).
Importante: aqui eu notei que vez sim, vez não, estas opções não aparecem na Command Pallete do Sublime. Se isso acontecer aí também, basta pressionar ESC e abri-la novamente.
Qualquer dúvida, só falar.