Nova Etapa do Ecommerce em Minha vida

Trabalho com desenvolvimento web já faz um tempo e sempre gostei de novos desafio. Desde do começo da minha carreira, o tipo de produto que mais tive oportunidade de trabalhar foi com Lojas Virtuais. Primeiramente usando o PHP de forma procedural para criar apenas um catálogo. Em seguida tentei usar o Magento, e por tentativas sucessivas vi que não se encaixava na necessidade. Em seguira usando PHP com uma estrutura básica de MVC by myself com POO, integração com correios, PagSeguro, consumindo RestFull. Mas a mas precariedade da escalabilidade foi um problema devido a uma estrutura engessada que tinha criado sem experiencia. Foi que usei Joomla, com tudo sendo comparte de componentes, Plugins e módulos. Entretendo outra vez caiu no problema da estabilidade e praticidade foi que resolvi migrar para o Woocommerce, uma solução bem completinha com todas as necessidade básicas de uma Loja Virtual e com muitos Plugins para poder ser implementado sem precisa ser programado. Então o problema da estabilidade e praticidade foi resolvido.

Entretanto, que cai no problema da perfomace e da manutenção. A perfomace do sistema do Wordpress no qual é a base do Woocommerce na minha opnião é bem questionado. O wordpress em tempos atrás sempre resolveu algumas das minhas necessidades, mas sempre deixava esses dois problemas citados cima em alerta. E quando precisava criar um plugin a estrutura não MVC nunca me agradou.

Devido a tudo isso, estou iniciando uma nova etapa, a de voltar desenvolver do zero uma estrutura de Loja Virtual. Aplicando todos meus conhecimentos que adquiri ao logo da minha carreira como desenvolvedor web, combinado com uso das tecnologias atuais.

Usando:

  • Vue.js e Vuex
  • Nodejs
  • Nuxt.js
  • Docker e DockerComposer
  • MongoDB
  • Nginx
  • Microservices

Claro que uma tecnologia e outra devem entrar ou sair desta lista mas a principio vou usar essas mesmo.

Um ponto bem importante que quero deixar é que vai ser um projeto open source. Quero abrir isso para comunidade para poder uso fluir da forma que desejar. O primeiro módulo que irei trabalhar e espero concluir todos os módulos principais ainda neste ano. E vou gerenciar todos os módulos e recursos pelo github projects.

Estou muito ansioso por esse projeto, vai dar bom.