Suicídio, falar é a melhor solução!
Quando fui diagnosticada depressiva passei a viver em um mundo novo, onde as pessoas TB se tornariam novas pra mim. O que mais me assustou no início foi quando comecei a me abrir pras pessoas dizendo “Oi, quanto tempo… então, eu tenho depressão" uma resposta que me surpreendeu várias vezes foi “Ah é? Eu tenho/tive” a minha reação era “mas pq vc nunca disse nada?”.
A depressão é uma das poucas doenças que as pessoas podem fazer algo por vc, um câncer, vc não consegue ajudar, a não ser que tenha transplante envolvido. Mas depressão gentiiii, como assim?? Pq existe tanto tabu sobre ter essa doença?
A descoberta
Ao ser diagnosticada tiveram vários pensamentos novos, mas o primeiro foi de decepção pela minha terapeuta não ter me indicado uma consulta com psiquiatra, o preconceito começa nos divãs e colegas de profissão. Quando eu falava algo sobre algum medicamento pra me deixar mais calma a resposta era: “remédio pra q? Remédio pra viver acontecimentos normais de vida cotidiana? Isso é só se habituar”.
Então percebi que minha vida era importante demais pra ficar presa em nomenclaturas ou visão de um profissional so. Eu precisava formar a minha decisão sobre o assunto então fiquei horas na frente da tela do celular e notebook pra entender o que eu estava pra enfrentar.
Depressão
A primeira coisa que aprendi sobre essa doença é que ainda há muitas especulações se tem cura ou não, se é hereditária ou se é doença de pessoa que fica pensando demais na vida. Então aprendi que eu tinha que saber um pouco sobre todas as visões pra não colocar minha vida em uma especulação e depois ser encontrada morta de uma forma que ainda nem decidi como seria.
Mas uma coisa é fato, depressão não é só sobre estar triste e sem rumo na vida. Depressão TB é uma doença física química biologica e quase português TB! Todas as matérias chatas da escola. Seus hormônios tem um probleminha de equilíbrio, as vezes não tão chegando onde deviam, tipo a gente quando tá com dúvida do que ser quando crescer. E esse problema físico/ químico que acontece no nosso cérebro vem com herança genética, o probleminha e não a depressão! As pessoas nascem com predisposição mas só desenvolvem se ocorrerem fatores externos. Por isso acredito muito que haja cura. Como se vc voltasse a ser vc mesmo depois de uma tsunami de hormônios malucos.
Acontecimentos externos
Os tais acontecimentos que somados a predisposição podem gerar a tal depressão, podem ser recentes ou da nossa infância, que geralmente é o que molda quem somos hoje.
Confesso que sempre tive alguns lapsos de tristeza a minha vida toda mas nada muito serio, primeiro pq era muito nova então estava super animada correndo atrás dos meus desejos e também por que pobre não tem muita opcao, então ou vc faz alguma coisa ou vc morre de fome.
A coisa começou a apertar quando me tornei a pessoa que eu sempre quis ser e fiquei com cara de ué. Tipo cheguei onde eu queria, não tô triunfante de feliz, e agora?
Alem disso TB tiveram outras coisas que despertaram traumas de infância que de novo, na época não me dei o tempo pra sentir o que precisava, simplesmente decidi não pensar no assunto e seguir a vida. Muito sentimento reprimido, muitas coisas que achei q tinha superado quando na verdade só estava trancado num quarto que um dia não iria caber mais e com certeza iria explodir. E explodiu, do mais alto dos sonhos fui pro fundo do poço, onde não conseguia mover um dedo e o pior não existia nenhuma vontade de tentar.
Vc?? Depressão??? Não pode ser!!!
É assim que as pessoas reagem quando falo, mas a questão é essa. Depressão não tem cara. As minhas piores crises foram dias que morri de rir no almoço e minutos depois corri pro banheiro pra chorar, sai de lá com maquiagem retocada e sorriso nos lábios.
A vida de quem tem depressão é assim, viver uma vida que a gente não sente. Tipo redes sociais, e quando percebi que era exatamente assim decidi nao ter mais.
Uma estudo feito nos Estados unidos com moradores de rua, detectou que mais de 50% dos frequentadores de albergues são depressivos, mas não são diagnosticados, pq pobre tem motivo pra estar triste. Por isso a lenda que depressão é doença de madame ou de rico.
Tratamento
Confesso que ainda não consigo confiar em um terapeuta ainda, mas TB não fiquei parada, coloquei na minha rotina várias técnicas pra me ajudar a enxergar esperança e vida novamente. Criar hábitos de felicidade, e também alimentação que ajude o meu cérebro a organizar a bagunça que tá acontecendo por lá.
Meu terapeuta é um aplicativo chamado happify, aprendi técnicas incríveis pra combater as crises e formas de ver um mundo e uma Dayane que eu ainda não conhecia.
Dou créditos para o meu cabelo, quando já tinha desistido de mim, me percebi quase sem nada de cabelo na cabeça, e te digo uma coisa, com meu cabelo ninguém mexe, essa doença passou dos limites e ela vai embora é já! E aí nasceu uma Dayane com um propósito de vida, não importa qual seja, um depressivo só precisa disso, um objetivo pra seguir em frente!
Atualmente
Ainda tenho minhas crises mas beeeeem mais leves, meus amigos me ajudam muuuuuito! Apesar que a maioria das pessoas não sabem lidar com um depressivo, só de saber que não estamos nessa sozinho já ajuda muito.
Mas por favor se vc conhece um depressivo não diga “não fique triste”, pq é a mesma coisa que dizer “não fique com dor de barriga” pra quem tem diarreia! A coisa é química, é os trocinho lá do cérebro, só fica do lado dela e diga que tá ali pro que precisar! É só isso que um depressivo precisa.
Ahhh e outra coisa importante, se informem sobre essa doença, principalmente quem tem ou quem pretende ter filhos, depressão é uma doença seria, é uma força bizarramente estranha quando se está em uma crise, não somos nós mesmos, e com o tabu que é hoje possivelmente seu filho não vai te contar os pensamentos sombrios que os circundam, vc vai ter que criar habilidades para entender os silêncios, os hábitos e eu diria até os pensamentos.