Go Indie: Jogos text-based no seu navegador

Lembro até hoje o dia que, com 10 anos, ganhei meu primeiro jogo de RPG de mesa. Era um Hero Quest com um tabuleiro e inúmeras miniaturas, tanto de heróis quanto de móveis. Me joguei de cabeça nesse mundo, ao mesmo tempo que meu irmão se esbanjava com o Dungeons & Dragons dele. Logo, fui para o D&D e para a coleção de livros-jogos Aventuras Fantásticas de Steve Jackson e Ian Livingstone.

Para quem não conhece, a série Aventuras Fantásticas eram verdadeiras campanhas de RPG só que em formato de livro, ou seja, os capítulos eram numerados e cada escolha feita, mandava você para outro capítulo específico. Assim, eram criadas histórias extremamente longas e difíceis de serem jogadas. Eu tinha a coleção inteira — na época — , o que me fez amar ainda mais as partidas de RPG de mesa.

Os jogos text-based só fizeram parte da minha vida quando eu era muito novo. Antes dos 10 anos, eu morava em Santos e meu pai tinha um TK-2000. Ele tinha dois jogos text-based: Perdidos na Selva e Drácula — diz a lenda familiar, que ele passou três noites seguidas acordado para zerar o jogo do Drácula. Eu me lembro, como se fosse ontem, de sentar ao lado dele vendo ele digitar comandos em inglês e seguindo na história do jogo.

Mais de 20 anos se passaram até eu ver novamente algum text-based game. Ano passado fui cobrir o SP Jam 2014 e — que eu saiba — apenas uma equipe criou um jogo nesse gênero, chamado V.E.V.T. Neste caso, você não precisa escrever nada, mas seguir sua aventura e realizar escolhas utilizando links no texto. Isso me trouxe inúmeras memórias boas e fez eu notar o site em que o game está hospedado, Text Adventures.

Vagando por este site, encontrei text-based games incríveis! Muitos — como o da imagem de capa — necessitam que você escreva suas ações, como “look at metal plate” ou “go north“. Isso faz com que toda a história necessite ser imaginada pelo jogador e, na verdade, não há imagem 4K que chegue aos pés da imaginação. A mente humana deixa qualquer PC, PlayStation 4 ou Xbox One no chinelo.

Jogue e crie text-based games!

O Text Adventures disponibiliza diversos text-based games aos usuários do site — estejam eles conectados às suas contas ou não — , em estilos diferentes. Existem jogos de sci-fi, fantasia, horror e muitos outros. Mas além disso, ainda é possível criar seu próprio jogo! O site disponibiliza os termos que o usuário pode utilizar durante a jogatina e, assim, você pode criar seu próprio mundo.

Utilizando uma “engine” chamada de Quest, você pode criar um jogo no próprio site, no seu computador (offline mesmo) ou até abrindo a engine como uma extensão do Google Chrome. O próprio site disponibiliza diversos tutoriais que permitem a qualquer usuário transformar uma história, que só existe em sua mente, em um text-based game.

Já estou escrevendo um jogo para postar aqui. Quero ver quem aqui tem criatividade o suficiente pra me prender em um jogo desses. Valendo!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.