Pessoas leitoras

Uma rápida reflexão sobre modos de ler

Pra mim, existem dois tipos de pessoas leitoras: as que gostam de uma literatura na qual se identificam, se reconhecem, uma literatura que conta histórias próximas as suas realidades, possibilidades ou desejos. E aquelas que gostam de uma literatura que seja o mais distante possível de si, em que nada é reconhecível ou imaginável em seu universo de vivências.

Eu sou meio narcisista, gosto de me reconhecer, de me identificar. Tanto que me identifico até no inimaginável. Gosto de ser múltipla, então, quando a literatura é fora da realidade, imagino um eu possível naquela realidade: que bicho eu seria, que bruxo eu seria, que extraterrestre eu poderia ser?

Portanto, gosto de ambas. Sim, embora pareça contraditório, acho possível ser dos dois tipos a que mencionei. Categorias são interessantes para pensar, mas pessoas não cabem em simples rótulos, nossos gostos são complexos. Encaro a literatura como uma forma de me conhecer e reconhecer, de me reinventar, de viver novas vidas possíveis ou impossíveis, de sonhar, de criar pensamento, refletir, imaginar. É uma forma de viver, uma forma de terapia, uma forma além do prazer.

A literatura pode ser um ponto de fuga. Já o foi, pra mim. Um modo de fugir da própria realidade, não pensar em si, no possível, no improvável. Por isso a experiência da leitura é tão única e diferente para cada um. Por isso cada livro nos toca de um modo diferente. Também por muitas outras coisas: experiências, história, momentos, energias. Porque o agora de cada um é diferente. Mas isso, já é papo pra outro dia.


E você, que tipo de leitor é você? O que achou do texto? Devo estender a reflexão ou falei bobagem? Deixa aí sua opinião, dá uma força.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade