Rails Girls Novo Hamburgo -RS

Em março de 2017, tive o prazer de participar do #RailsGirlsNH2017 na Feevale de Novo Hamburgo: foi uma experiência incrível!

O clima da galera foi sensacional o tempo todo, as gurias do Rio Grande do Sul, tanto as participantes quanto as organizadoras, são muito unidas e engajadas!

Dessa vez, tive a honra de palestrar pela Locaweb apresentar um pouco do básico de Ruby e de Rails após a palestra da Milena Lacerda que apresentou noções de Front-end.

Nesta edição do Rails Girls em Novo Hamburgo, seguimos a versão de app rails do site do Maujor, que deriva da versão original do RailsGirls, pulando a parte de configuração, pois usamos o CodeAnywhere para diminuir a curva de aprendizado. #FicaDica

O que aprendi no RailsGirls e porque já quero voltar

O formato do #RailsGirls é desafiador: em um curto espaço de tempo as participantes recebem informação sobre o ecossistema de desenvolvimento (Git, Agile, Ruby, Rails, REST, etc ) e colocam imediatamente em prática.

Sempre acontece em dois dias: um dia para apresentação do ambiente de TI, do quão importante é ampliar a diversidade neste ambiente e como ingressantes e veteranos podem e precisam se empenhar para isso e outro dia para colocar de fato a mão na massa.

No momento final, as gurias fazem apresentações de seus projetos, do código e das ideias; e foi muito gratificante ver o brilho de “Eureka” nos olhos das garotas, a alegria em produzir algo real em tão pouco tempo.

A troca de experiências também foi sensacional, alguns coaches partilharam sobre como é seu dia-a-dia ou como foi seu começo e como é importante continuar a insistir para ser uma boa programadora.

Gostaria de ter participado de um projeto assim lá atrás quando comecei a programar, mas agora, poder colaborar um pouco que seja com iniciantes foi um dos melhores momentos como programadorA.

Espero que as participantes continuem a estudar e se qualificar como desenvolvedoras, estarei sempre disponível a ajudá-las sempre que a necessidade surgir.

A toda galera da organização, aos patrocinadores e à #Locaweb que me incentivou a partilhar no evento um pouco de como foi e é a minha carreira como mulher na área de desenvolvimento, o meu Muito Obrigada!