Regras

foto: Sean Stratton | Unsplash

Como você lida com regras? A grande maioria age de acordo com seus interesses.

Nas entrelinhas, quanto mais a norma se aplicar a sua expectativa pessoal, mais ela terá aderência. O que vou dizer agora deverá parecer obvio para você, mas não aceitamos com facilidade algo que nos atinge de forma negativa. Quando isso acontece a nossa reação é buscar imediatamente algo do nosso interesse. Essa atitude caracteriza nosso comportamento no território da rebelde. Os rebeldes rejeitam as regras e propõe novos caminhos.

Os conservadores utilizam as regras para atender seus interesses, seguindo à risca as regras estabelecidas. Mas se algo não sair como o esperado, eles reagem.

Pensar fora da caixa é a expressão mais utilizada nos tempos de hoje. O simples fato de mudar o trajeto de sua casa para o trabalho já caracteriza esse pensamento. O perfil inovador tem como atributo esse tipo de expressão.

Devaneio #1 — Ouvimos tanto para sair da zona de conforto que quando saímos somos julgados por ter uma atitude rebelde. Vai entender, né?

A pressão por melhores resultados, metas, resoluções levam as pessoas para o território da insatisfação, pois somos forçados a alcançar melhores resultados fazendo as coisas da mesma maneira.

“A definição da insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.
Albert Einstein

Devaneio #2 — Para o rebelde mostre a ele o propósito das regras, induzindo ao pensamento do entendimento dos objetivos e resultados que as regras exigem. Observe e avalie as expectativas do conservador em caso de algum sinal de insatisfação estimule a proposição de novos caminhos.

Qual é o seu território?

Não tem nenhum problema escolher um ou oscilar entre todos eles. Afinal cada situação exige que você se posicione perante as regras.

Até breve