Os movimentos pendulares da Vida

Os movimentos pendulares da Vida

A Vida tem seus movimentos e nós através deles vamos nos reconhecendo através de nossas reações,escolhas e percepções, diante deles.

Nestas situações podemos descobrir que não estamos prontos ou ,ao contrário, perceber que sim estamos preparados e fortes para o desafio apresentado. Têm momentos que só ficamos prontos encarando situações às quais ainda não estamos prontos.

Por exemplo,em uma situação de sucesso ,se nos perdemos na vaidade e na arrogância ,através dos resultados poderemos descobrir aspectos desconhecidos de nós mesmo que não conhecíamos.

Em contrapartida, quando experienciamos um fracasso, também, somos testados em nossa autoconfiança e persistência e, através dessa experiência, podemos descobrir, até que ponto ,confiamos em nós mesmos.

Ou seja ,os movimentos pendulares da Vida são mecanismos para ,realmente,nos desenvolvermos ,descobrirmos e nos autoconhecermos.

Estes movimentos que acontecem como o balançar do pêndulo,de um extremo à outro ,nos dando a sensação de que têm momentos que tudo flui e outros não,acontecem ,também,em âmbito coletivo,na História da Humanidade.

Outro aspecto ,agora de uma forma mais abrangente,mas que afeta à cada indivíduo,tanto no passado,como no presente ou no futuro e determina o curso dos acontecimentos é como cada ser humano reage à esses acontecimentos e aos fatos vividos .

Para ilustrar esses movimentos ao longo da vida humana em nosso planeta temos várias fases que podemos, de forma resumida, destacar algumas transformações,tais como:

Na Pré-História,o poder e domínio estava baseado na capacidade estabelecer vínculos em núcleos familiares organizados, e que deram origem aos primeiros povoados,mas também ,às disputas pela posse de terras.

Coma a Idade Antiga o poder se manifestava na autoridade fundamentada na força de comandar e na coragem de lutar ,originando à figura do rei com seu poder absoluto.

Já na Idade Media ,o poder estava fundamentado na conquista de um espaço e, consequentemente, posse da terra ,na qual o proprietário ditava as regras.

Na Idade Moderna, o poder estava relacionado com a capacidade de produzir e inovar em novas técnicas de trabalho e produção,surge de forma embrionário a classe empresarial.

Em nossa fase atual ,o poder se expressa na capacidade de se comunicar e ,assim, convencer para alcançar objetivos e obter resultados,mesmo que sejam escusos.E,vemos isso acontecer,hoje em dia ,de várias formas.

Cada um desses mecanismos de poder ,em determinada época, foi instrumento de conquista e poder .Porém,todos aqueles povos ou indivíduos que conquistaram o poder ,um dia,acabaram perdendo ,em consequência de se deixaram levar pelos extremos do movimento pendular da Vida.

É,só atentar para o que aconteceu com as Grandes reis e civilizações ,que um dia imperaram e tiveram o poder.Ascensão e declínio; Vitória e derrota ; Sucesso e fracasso,e por aí ,vai…

A História da Humanidade vai se repetindo ,mesmo mudando cenários e personagens,continuamos os mesmos de outrora disputando,com diferentes ferramentas de obtenção de poder, para não perder,o que já está perdido ,para tanta desigualdade , insegurança e competição.

Bem ,enfim, toda mudança provocada pela mente humana,sempre vai de um extremo ao outro,pois esta sujeita ao movimento pendular ,que é nada mais do que uma Lei da Natureza.

Um exemplo,bem emblemático de que o poder muda de mão ,de acordo com a mecânica do pêndulo, é a Revolução Francesa.O “povo” (camponeses e burguesia ) se uniram para tirar do poder o rei ,que tinha o poder absoluto.

Quando conseguiram o poder ,a luta se modificou e camponeses passaram a lutar contra a burguesia,que assumiram o poder político e passaram à só visarem seus interesses.

Então ,conclusão,a Revolução Francesa ,não passou apenas de uma Revolução Burguesa ,na qual o jogo de interesses de uma classe se sobrepôs à busca pela justiça social ..

Atualmente,várias pessoas estão despertando para a realidade dos extremos que o ser humano se coloca ao agir movido somente pela conquista de poder e superioridade montada em paradigmas de escassez,competição,egoísmo e status quo.

Têm surgido movimentos individuais de práticas fundamentadas em economias solidárias,cooperativas e colaborativas.

Também,ações e iniciativas que têm como base na igualdade e a sustentabilidade.

A Conscientização é importante,pois,leva a reflexão.E a reflexão leva a percepção ,que leva a compreensão ,contribuindo para sairmos do movimento pendular e nos centrarmos com sabedoria no meio , sem ir de um extremo à outro,vivendo com mais equilíbrio e moderação.

Dessa forma fluiremos com nossa Real Natureza,que não precisa provar nada à ninguém e ,simplesmente é, em sua pureza e liberdade .Porém com nossos condicionamentos materialistas ,se sente aprisionada e reprimida.

Nos fim das contas os sistemas existem porque seguimos adormecidos alimentando os mesmos e sendo manipulados por sua engrenagem.

Todos os processos que vivemos na Vida,é para nos revelar ,que precisamos nos encontrarmos conosco !

Quando isso não acontece ,vem a Vida com seus fenômenos nos mostrar que nos afastamos de nós mesmos !

Toda mudança provocada pela mente humana,sempre vai de um extremo ao outro,pois está sujeita ao movimento pendular ,que é nada mais que uma Lei da Natureza,para nos aperfeiçoarmos e nos revelarmos.

Por Deise Aur

Like what you read? Give Deise Aur a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.