Por que as estimativas de tarefas de desenvolvimento normalmente estão erradas por um fator de 2~3?

É culpa do desenvolvedor? É uma questão de gestão? Má metodologia, ou a falta dela? Ou está enraizado na natureza do processo?

Vamos fazer uma caminhada da costa de São Francisco para Los Angeles para visitar uns amigos em Newport Beach. Pegamos o mapa e desenhamos nossa rota pela costa.

A linha tem aproximadamente 640 km de comprimento. Nós podemos caminhar cerca de 6 km/hora por até 10 horas/dia, então em cerca de 10 dias estaremos lá. Ligamos para nossos amigos e agendamos um jantar triunfante para o próximo domingo a noite às 18 horas. Eles não podem esperar!

Acordamos cedo tontos com a emoção de uma nova aventura. Arrumamos nossas mochila, pegamos o mapa e planejamos o primeiro dia. Olhamos para o mapa. Uh oh.

Caraca, a costa tem um milhão de curvas e reentrâncias.

A 60 km/dia não chegaremos nem a Half Moon Bay. Essa viagem é de 800 km e não 640 km. Ligamos para nossos amigos e adiamos o jantar para terça-feira. É o melhor e mais realístico. Eles ficam desapontados, mas continuam ansiosos para nos ver. Além disso 12 dias de São Francisco a Los Angeles não é tão ruim.

Com essa inconveniência resolvida, saímos. Duas horas mais tarde, não passamos nem do zoológico. O que aconteceu? Olhamos para baixo e vemos:

Cara, esse caminho não é fácil! Areia, água, riachos e leões marinhos famintos! Nós estamos andando a no máximo 3 km/h, metade da velocidade que queríamos. Nós podemos caminhar 20 horas por dia, ou podemos adiar novamente nosso jantar para a outra semana.

Ok, vamos compensar a diferença: Vamos caminhar 12 horas por dia e adiar o jantar para o final de semana. Ligamos para eles e adiamos o jantar para o próximo domingo. Eles ficam um pouco irritados mas dizem tudo bem, nos veremos lá.

Montamos o acampamento em Moss Beach depois de um duro dia de 12 horas.

Merda, leva uma eternidade montar a cabana com esse vento.

Não conseguimos dormir antes da meia noite. Não é grande coisa:

Vamos arrumar as coisas e aumentar a velocidade amanhã.

Nós dormimos demais e acordamos exaustos às 10 da manhã.

Droga! Não conseguiremos caminhar 12 horas hoje. Faremos 10 horas hoje e amanhã 14 horas então.

Pegamos nossas coisas e vamos.
Depois de algumas horas caminhando lentamente, eu noto meu amigo mancando.

Merda, bolhas! Precisamos resolver isso agora… somos um time que resolve os problemas na raiz antes de nos atrasar.

Eu corro 45 minutos quase 5 km para longe da costa até Pescadero, consigo alguns band-aids e corro de volta até meu amigo. Eu estou exausto e o sol está se pondo e declaramos o dia encerrado. Vamos dormir tendo coberto um pouco menos de 10 km. Mas nós temos mantimento e ficaremos bem. Compensaremos a diferença amanhã.

Levantamos na manhã seguinte, enfeixamos os pés e vamos. Ao virar a esquina.

Droga! O que é isso?

A merda do mapa não mostra isso. Precisamos andar quase 5 km para longe da costa, contornar uma propriedade federal cercada, nos perder duas vezes, e somente então voltar à costa em torno do meio-dia. Gastamos a maior parte do dia para um progresso de pouco mais de um quilometro e meio. Ok, nós não vamos ligar para nossos amigos e adiar o jantar novamente. Caminharemos até a meia-noite para recuperar o que perdemos e voltar ao planejamento inicial.

Depois de algumas noites de sono terríveis no sereno, meu amigo acorda pela manhã com dor de cabeça e febre. Eu pergunto se ele consegue continuar.

O que você acha, idiota, eu estou andando a 3 dias no sereno e frio sem parar.
Tudo bem, hoje é um dia perdido. Vamos descansar e nos recuperar. Amanhã aumentaremos para 14 horas por dia, já que estaremos descansados… são só mais alguns dias e então cumpriremos o prazo.

Acordamos moídos no outro dia. Dei uma olhada no mapa:

Puta merda! Nós estamos começando o 5º dia de 10 dias e não deixamos a Bay Area ainda. Isso é patético! Vamos fazer um estimativa mais precisa e ligar para nossos amigos, eles provavelmente vão gritar, mas pelo menos teremos uma estimativa real.

Meu amigo diz:

Então, nós fizemos 65 km em 4 dias, são pelo menos 800 km de viagem, então são 60 dias, provavelmente 70 dias para garantir.

Eu digo:

Nem f — endo… sim, nós nunca fizemos essa caminhada antes, mas eu sei que não leva 70 dias para andar de São Francisco até Los Angeles. Nossos amigos vão rir de nós se ligarmos para dizer que eles não nos verão antes da Pascoa!

Eu continuo

Se nós assumirmos o compromisso de andar 16 km por dia, nós conseguiremos compensar a diferença! Vai ser difícil, mas são tempos de crise. F — a-se!

Meu amigo grita de volta

Não foi eu que disse para nosso amigos que chegaríamos domingo em primeiro lugar! Você está me matando porque você cometeu um erro!

Um silêncio tenso paira no ar. A ligação não foi feita. Vou ligar amanhã quando meu camarada recuperar seus sentidos e estar disposto a comprometer-se a algo razoável.

Na manhã seguinte, ficamos na nossas tendas até que uma tempestade passe. Empacotamos nossas coisas e saímos as 10 da manhã com dores musculares e novas bolhas. A briga da noite anterior passa sem ser mencionada, embora eu tenha xingado meu amigo de idiota quando ele esqueceu a garrafa de água e tivemos que gastar meia-hora voltando para pegar.

Faço uma nota mental de que estamos sem papel higiênico e precisamos abastecer quando chegarmos a cidade mais próxima. Quando viramos a esquina há um rio com correntezas em nosso caminho. Eu sinto um dor-de-barriga e uma diarreia iminente…

Artigo traduzido por mim, texto original de Michael Wolfe. Melhorias na tradução são bem-vindas.