Vale a pena comprar um celular da Xiaomi?

dellean.santos
4 min readFeb 28, 2018

--

Um pouco sobre nosso mercado

Atualmente no brasil o mercado de smartphones oferece sempre a mesma coisa, Moto G isso, Moto Z style aquilo, Samsung J aquilo outro, a linha Galaxy S que é a premium e temos também a apple fazendo com o iPhone, celular mais caro do planeta se for levar em consideração o hardware oferecido (bem pelo menos essa é minha visão sobre).

Cansado das mesmas marcas

Após perder um celular resolvi investir e comprar um celular maneiro que atendesse minhas necessidades de trabalho / perfil pessoal, mas aqui no rio de janeiro por exemplo, em todos os shopping que eu entrava ou lojas de operadores eram sempre os mesmos celulares (LG, Samsung, Apple, Motorola e Sony).

Foi então que pesquisando mais pelo YouTube e no google por celulares de tela 6.44" pois eu sou viciado em celulares de tela grande, conheci a marca Xiaomi.

Quer comprar um celular da Xioami? Compre na OwlShop
https://www.facebook.com/Owl-Shop-397100067724250/
https://www.instagram.com/owlshop.br/?hl=pt-br
https://chat.whatsapp.com/Bx4zgUsY2zA1YOarnt1BrI

Meu primeiro Xiaomi foi o Xiaomi Mi Mix

O mi mix me chamou atenção em tantos detalhes que eu nem conseguia comparar com outros modelos.

Hardware

O modelo que eu comprei vinha com 6gb de memória ram 256gb de armazenamento, processador snapdragon 821, vídeo Adreno 530, bateria de 4400mAh que pra mim era mais do que suficiente, levando em consideração que meu último celular era um moto z power que a bateria não chegava a 3000mAh e eu tinha que carregar duas vezes por dia para conseguir fazer as tarefas mais básicas.

Android MIUI

Os celulares da xiaomi com exceção do MI A1 rodam uma versão do android modificada pela xiaomi, a famosa MIUI que pra mim foi de fácil adaptação e eu curti muito usar, prefiro até do que o Android puro.

Design

A xiaomi foi pioneira no conceito “Tela infinita” ou sem quase bordas, no caso do mi mix ele tem uma pegada boa mesmo com uma tela grande, corpo de cerâmica, leitor de digital atrás com detalhes em ouro 18k , mas nem tudo é perfeito por conta do design das bordas a câmera frontal teve que ficar em baixo e isso muitas vezes atrapalha na hora de tirar selfie pois tem que virar o celular de cabeça para baixo quando você não tem espaço para enquadrar o que precisa.

Preço

Mais importante do que a configuração do aparelho é o preço, ele precisa ser compatível com o produto e o público, nesse caso eu paguei na época exatamente R$ 2.000,00 justamente R$ 200,00 mais barato que o Moto Z que era meu celular anterior.

Pontos fracos do mi mix

Obviamente o esse modelo tem lá seus problemas como por exemplo uma câmera mediana que não condiz com o cargo de melhor aparelho da marca, em geral as câmeras dos celulares da xiaomi não são para pessoas exigentes, isso ainda é um ponto onde a empresa peca muito!

O que eu achei desse celular?

Com o mi mix eu assistia meus vídeos, programava meus apps, usava todos os apps de rede social tranquilamente, foi o celular mais rápido e performático que eu tive e nem precisava me preocupar com armazenamento 256gbs nem meu mac mini tem de HD. Então foi um celular que atendeu de longe todas as minhas necessidades, pena que foi roubado!

Morar no brasil é um exercício de sobrevivência

Além de todos os problemas que temos que viver por conta da ineficiência do estado, da alta carga tributária, das burocracias, ainda existe um problema gigantesco na área da segurança, e por conta disso meu tão sonhado mi mix após 3 meses de uso foi roubado.

Muito frustrado e com meu orçamento baixo, optei por comprar um Xiaomi Mi Max 2 por conta da sua bateria monstruosa que dura dois dias de uso intenso, não vou entrar em detalhes do aparelho pois a idéia desse post é apenas demonstrar a disparidade de preço e qualidade nos aparelhos tendo em vista o que nos é oferecido aqui no país.

Existem diversos canais de tecnologia no youtube voltado a essas marcas “Alternativas” que dão detalhes mais específicos sobre os produtos.

Se você tem medo de comprar um xiaomi ou outro celular de marca por achar ele poder ser só mais um xingling da vida, então acho que esse post pode servir para abrir sua mente para um universo de novas possibilidades.

Forte abraço!!!

--

--

dellean.santos

A brazilian Javascript developer and Day Trader ( Systemic anomaly )