História e etimologia: Cenoura

A cenoura é um alimento conhecido desde a pré-história, originalmente cultivado na região dos atuais Irã e Afeganistão. Originalmente sua raiz era roxa, e com o passar dos séculos, fizeram uma seleção através do cultivo para melhorar seu sabor amargo e, no Afeganistão surgiu uma subespécie mais amarelada de onde se originou a cenoura moderna que conhecemos hoje.

photo by Stephen Ausmus

Na Europa

Chegou na península ibérica trazida pelos mouros, como os romanos chamavam os povos islâmicos do noroeste da África que dominaram a região onde hoje ficam Espanha e Portugal entre o século VIII e o século XV. Veio a ser conhecida no restante da Europa apenas no século X.

A palavra do grego antigo “σταφυλίνη ‎ἀγρία ‎(staphulínē agría)” deu origem à palavra árabe “إِسْفَنَارِيَّة (isfanāriyya)”

Cenoura, do português é originária da palavra árabe andaluz (idioma que era falado na península nessa época) “safunnárya”, que por sua vez veio do árabe

Nesta ordem, temos a palavra do grego antigo: σταφυλίνη ‎ἀγρία ‎(staphulínē agría), que deu origem à palavra árabe: إِسْفَنَارِيَّة (isfanāriyya) que, com a chegada dos mouros à península ibérica, se transformou no árabe andaluz: safunnárya. Esta palavra foi adotada pelos ibéricos, chegando na língua espanhola antiga como: çanahoria e logo se tornou çanoira, no português antigo. Hoje temos Zanahoria e Cenoura, em espanhol e português modernos, respectivamente.

Fora da península ibérica, a cenoura herdou seu nome de uma expressão do latim: carota, que teve origem em outra expressão grega: καρωτόνor (karōton) que veio do Proto-Indo-Europeu e significa raiz-chifre. Em tempo, Estas mesmas palavras deram origem a: “horn e root”.

Na China

Já no século XIII ela era cultivada em países vizinhos à China, provavelmente na Índia ou Irã, quando de lá, foi levada pra China. Os chineses consideravam os habitantes destes países como bárbaros, em mandarim: “胡(Hú)”. E como esta planta foi apresentada como um rabanete “萝卜(Luóbo)”, acabou ficando conhecida na China como “胡萝卜(Húluóbo)” Rabanete Bárbaro.