Como algo simples se torna um projeto de vida

Como pode, algo que fazíamos tão frequente e despretensiosamente quando criança, ganhar status de hobby, de esporte e passar a representar um projeto de vida.

Há poucos meses decidi que vou completar uma maratona, e me concedi um deadline de 1 ano para estar minimamente preparado para percorrer os 42km.

Não é de hoje que eu corro, e já completei duas vezes percursos de meia maratona, mas depois disso, passei a ter uma vida sedentária, e cheguei a quase 100kg com meus modestos 1,71m de altura.

Desde que voltei a treinar, tive dores lancinantes no joelho, chegando a suspeitar da necessidade de uma cirurgia, mas foi até perder um pouco de peso, e logo não senti mais esse desconforto.

Mas foi quando já estava ganhando um ritmo muito bom, durante um treino, em um vacilo idiota, derrapei em uns pedriscos e torci o tornozelo, bem, bem feio... Pouco mais de 1 mês de molho, e cá estou eu.

Talvez você não esteja entendendo porquê algo tão simples como colocar um pé na frente do outro, em um ritmo ajustado à distância, pode ser tão especial, a ponto de se tornar um projeto de vida. Eu explico.

Nos primeiros metros da corrida, nossa mente despeja uma infinidade de ótimos motivos para parar com aquilo imediatamente. Nessa hora, percebemos o quanto somos absurdamente criativos para criar desculpas... Aquilo tudo dói, não faz sentido... O pulmão dói, as pernas doem, as vias aéreas secam e começam a arder, isso quando os joelhos e tornozelos também não entram na lista... São muitos os bons motivos para não correr. Tenho certeza que você já pensou em um monte, aí.

Mas se você já completou alguns km, sabe que a sensação que nos toma no final, a descarga de hormônio que percorre o corpo em segundos, é inconfundível, maravilhosa e viciante. E só isso talvez seria uma justificativa para fazer mais e mais.

Mas é aí que esse ato tão simples se torna especial.

Por ser uma atividade individual, a corrida tira de você qualquer possibilidade de desculpa, de subterfúgio.

É você contra você mesmo!

Provavelmente ninguém vai chamar sua atenção, reclamar que você não fez o treino, ou que parou logo no começo. Mas você também não vai poder colocar a culpa no colega, na qualidade do campo, no equipamento, no técnico que não te escalou pro jogo...

Se você parar pra pensar, tem tudo a ver com qualquer área da vida, da qual você pense em ter resultados melhores a cada dia. É como empreender, ou estudar para algo importante. É como um relacionamento, que você aprende que deve se dedicar de fato, quando você já entendeu que as coisas não devem ser deixadas ao acaso, no automático.

Você precisa treinar, treinar duro e de maneira inteligente, e se esforçar ao máximo, para que no dia do jogo, faça a prova tranquilo, sem surpresas.

Sobre o que é tudo isso

Para mim, completar essa maratona é sobre minha capacidade de superação, de concluir um projeto de longo prazo (apesar de não ser tão longo assim), e de mostrar para mim mesmo, como pode ser mais fácil do que eu imaginava. E também sobre nossa capacidade humana de buscar fazer sempre mais e melhor, melhorando nossa capacidade de adaptação ao longo do caminho.

E sim, haverão dias em que você pensará em deixar pra lá, afinal de contas, ninguém se importa, não tem ninguém olhando... Mas aí você lembra que não é por mais ninguém, além da pessoa mais especial da sua vida. Você mesmo!

E além desse pensamento, hoje vou compartilhar um vídeo que eu sempre assisto, mas também ouço enquanto corro (tenho ele em vários intervalos da minha playlist).

Aconselho a você que, antes de dar o play, coloque fones, aumente o volume, esqueça as distrações, e somente se concentre no áudio, nas imagens e no texto. Tenho quase certeza de que você também vai curtir!

Denis Augusto Branco

Written by

A clear enthusiast of Running, Gastronomy, Sustainable Digital Marketing, Business, Entrepreneurship, Leadership and related subjects.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade