Porque depende do aproveitamento
Tem dias que não rende nada. Tem dias que nada tem concentração ou que a obrigatoriedade de executar funções me leva de fato a não fazer nada que seja importante ou prioridade. Não faço. Ainda mais se amanhã é sexta-feira de carnaval. Há alguns anos, devem ser uns quatro ou cinco, que chego a conclusão obvia e ideal para minha vida: o certo é tirar férias uma semana antes do carnaval até uma semana depois. Já estou convencida de que esta seria a melhor forma de fazer tipo uma imersão ainda maior no carnaval. Uma semana antes seria apenas de ~aquece~e ensaio. Preparação de camisetas e fantasias. Como serão as bebidas da casa, quanto cada um paga (seguida daquela parte que enche o saco alguém que quer pagar 20 pila a menos porque bebe menos e pq no fundo é aquele tipo de pessoa que normalmente me incomoda profundamente e sempre onde pode/como pode, quer tirar algum tipo de vantagem demonstrando assim que a imbecilidade e o lado mais escuro do ser humano também pulam carnaval meus amigos / devem estar no bloco Me beija que eu sou da igreja onde não entra o Jean Wyllys).
Seguindo as férias no momento certo, que ainda não tirei, chegamos aos dias da verdade do carnaval onde sai tudo completamente diferente do planejado. Afinal, é carnaval e é assim mesmo que as coisas devem andar. Nada sai sempre como o planejado, podem acontecer aproximações ou até mesmo superações dos planos, seria como fazer a massa de nhoque da foto abaixo. Fazer uma massa é como planejar carnaval, não se tem a precisão, não se é certeiro. Tem um processo no meio, e se esse processo possui elementos como bebidas alcoólicas, música, fantasias, prazeres, as expectativas voam ou caem tudo.
Sobre nhoques, fiz essa foto, que gostei, e comi os nhoques, que gostei mais ou menos. Outro dia posto a receita. (Mentira amigos, não postarei a receita, porque não tenho a receita, faço mestrado, trabalhos e vivo a vida… there is no time e there are youtubers felizes e incentivados a te ensinar a fazer nhoque).

Logo dos dias do carnaval, seria preciso uma semana de descanso. Os primeiros motivos para esta semana seria o comboo que pode ser intitulado: tirar o glitter do corpo. Seria algo como de fato tirar o glitter do corpo, mas também pensar em quem viu, quem não viu, quem acha que viu, beijos, brigas, qual foi o som que mais tocou, o amigo que surpreendeu saindo do armário… este combo abarca coisas, e todos os tipos de coisas, que acontecem em pleno carnaval. O segundo motivo seria por uma questão simplesmente biológica, o corpo precisa descansar e voltar a ter uma hidratação normal.
A ressaca não entra no mérito destes dias, não ocupa espaço, pois após a sua primeira ignorada, o ritmo começa a ficar absolutamente aceitável e a ressaca não explode como em um sábado de julho. Ela se mantém no corpo até o próximo trago destes dias de carnaval. É então, por estes aspectos que está semana imaginaria pós carnaval seria tão importante.
Infelizmente, nunca fiz essas férias estratégicas.
Até porque eu sou de um lugar que tem o melhor carnaval do mundo. Onde a cidade respira e pulsa no ritmo do carnaval. É uma cidade histórica que tem um carnaval feito de pessoas e para as pessoas. Em Jaguarão o carnaval é um estado de espírito, é uma festa na alma, no corpo, na rua, é como se fosse uma satisfação moral. Quem vem passar os dias de carnaval aqui é contagiado por essa atmosfera de catarse coletivo, de tá tudo bem, de dançar na rua, de seguir o trio que emociona, de ~pega na minha mão e a gente se perde na rua de trás. Quem é daqui sente um prazer de ver tudo isso acontecendo naturalmente e com magia, sente prazer em tá vivo pra ver mais um carnaval acontecer em Jaguarão e mais um ano, aí sim, começar. Quem tá em Jaguarão nos dias de carnaval sente prazer em ver tíquete virar ceva e em ver os animados trios metendo respeito e até inveja nos trios da Bahia, não é por nada que chamam Jaguarão de Salvador do Sul. Todos sentem prazer em ver as escolas sambando lindamente, sentem prazer em ver um senhorzinho dançando com uma criança no colo. Essa magia do carnaval de Jaguarão deve tá no DNA de quem é daqui, é a única explicação pra tanta curtida que faz com que todas as pessoas que tão na cidade fiquem assim, é a única explicação pra essa alegria tão forte. Partiu ser feliz no carnaval de Jaguarão.
(Depois do carnaval, a gente vê o resto.)
