Anexo da PARTE 2 do livro “A melhor próxima coisa agora”, minha estratégia de travessia da maior crise existencial em que já me vi mergulhada no capitalismo. Acompanhe o processo aqui.

Image for post
Image for post
pexels.com

“Um camponês está sentado na varanda de casa, à toa*.

Um amigo aparece para cumprimentá-lo e ouve um som medonho, um ganido agudo e prolongado, vindo de dentro da casa.

— Que som pavoroso é esse? — pergunta o amigo.

— É o meu cachorro — responde o camponês. — Está sentado num prego.

— Mas por que ele não levanta e sai dali? — quer saber o amigo.

O camponês pensa e então diz:

— Ainda não dói o suficiente.

Ao longo dos anos, Anthony me contava essa história sempre que eu estava sofrendo de algum surto autodestrutivo especialmente intenso. Era uma época pré-celular, então eu ligava para ele do alojamento da faculdade, dos quartinhos vagabundos em que eu morava de aluguel, dos apartamentos dos namorados e, no ano em que fui mochilar e estudar no exterior, dos orelhões de toda a Europa, em ligações a cobrar. Deixava mensagens que lotavam a secretária eletrônica e mandava pelo correio cartas datilografadas tão compridas que mal cabiam no envelope sem estourar a beirada. …

Anexo da PARTE 2 do livro “A melhor próxima coisa agora”, minha estratégia de travessia da maior crise existencial em que já me vi mergulhada no capitalismo. Acompanhe o processo aqui.

Image for post
Image for post
pexels.com

Querida lamúria*,

Eu e Criatividade estamos prestes a sair em uma viagem de carro juntas. Entendo que você se juntará a nós — porque é o que você sempre faz. Reconheço que você acredita ter um trabalho importante a fazer em minha vida e que você o leva muito a sério. …

Texto 1 da PARTE 2 do livro “A melhor próxima coisa agora”, minha estratégia de travessia da maior crise existencial em que já me vi mergulhada no capitalismo. Acompanhe o processo aqui.

Image for post
Image for post

A dona Santa é que se chama Santa, mas é o nome do Dog — o único nome de verdade verdadeira aqui neste livro — que dá God se lido ao contrário.
d-o-G <==> G-o-d. Você tem noção? Tipo, GOD. Pois eu ainda estava três meses distante de me dar conta disso — de verdade verdadeira também, outro dia desses — quando aconteceu o que aconteceu. Quando aconteceu — duplamente — o que aconteceu.

Se preferir, eu leio pra você =)

Olha, as coisas na nossa vida devem ter mesmo o seu tempo, que nem as melhores próximas coisas que a natureza faz a cada agora. Porque, eu vou lhe contar, se eu tivesse me dado conta do nome ao contrário do Dog ali, exponencialmente mais perdida e fragilizada que eu estava, era capaz de ter veladamente fundado a igreja d-o-G <==> G-o-d e começado a rezar, veladamente também, na frente do bibelô de cachorro de olho azul que a minha mãe tem de enfeite no móvel da sala. Bibelô este que, à exceção do olho azul, é igualzinho ao Dog. À exceção também de ser em tamanho pequeno, que nem as imagens de santo que devotos gostam de ter em casa. Logo eu, que nunca fui devota de santo nenhum nem de santa nenhuma… Como é que pode eu ter percebido somente agora que ele é God? Sendo que eu mesma escolhi o nome dele — minutos antes de saber da sua existência, oito anos atrás? Mistério. Mistério da fé, provavelmente. O que me leva a pensar que, se porventura eu já tiver lido o nome do Dog ao contrário, eu não devo ter lido pronta para tamanha revelação… O que me leva a pensar também que, se tal revelação ocorreu agora, fiquei pronta… Mas, God, pronta para o quê?… Bem tortas as linhas das melhores próximas coisas, você não acha? Eu acho… De todo modo, vou lhe contar logo o que aconteceu duplamente naquele primeiro dia de outubro do, agora, ano passado — pois é, veja só você, escrevo diretamente do futuro!, …

About

Denize Guedes

Em crise existencial no capitalismo, escrevo “A melhor próxima coisa agora” como estratégia para atravessá-la. ❤ denizeguedes.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store