Mais que um livro, uma estratégia de sobrevivência

Apresentação do livro “A melhor próxima coisa agora”, minha estratégia de travessia da maior crise existencial em que já me vi mergulhada no capitalismo. Acompanhe o processo aqui.

Denize Guedes
2 min readOct 11, 2016
pexels.com

Em dezembro de 2015, uma veia entupiu no lado esquerdo do cérebro da minha mãe e mudou tudo. Absolutamente tudo para ela. Mas muito para o meu pai, para mim e para o Dog, nosso cachorro. Contar essa história é minha estratégia para atravessar a maior crise existencial em que já me vi mergulhada. Começo a narrativa nove meses após o evento, nesse meu afogamento por dentro, e sigo até dezembro de 2016. Quando, possivelmente, minha mãe terá voltado a andar — e eu, possivelmente, terei reencontrado um chão.

Se preferir, ouça =)

A CRISE EXISTENCIAL EM 4 BULLET POINTS

  • De quase ativista da vida sem dinheiro a mera anticapitalista incoerente
  • De empreendedora de si a cuidadora, em pane, da mãe ― mas também do pai e do Dog
  • De entusiasta do lixo zero a dissimulada geradora de resíduos
  • De oks com estar só a why the fuck?! esta ser uma fucking constante na vida

‘MODUS OPERANDI’ DA NATUREZA

Aprendi em um curso que a natureza faz sempre a melhor próxima coisa possível agora. Sempre. Em meio à aflição e à angústia que se infiltraram de volta em mim, fico me perguntando. Que melhor próxima coisa agora posso fazer? Que melhor próxima coisa agora posso fazer? Escrever esse livro, fica vindo. Escrever esse livro.

UMA AUTOBIOGRAFIA, ENTÃO?

Amanda Palmer diz que batemos nossas experiências no liquidificador para fazer arte. Alguns chegam a um purê, em velocidade 9 ou 10, triturando tudo ao ponto do irreconhecível. Outros deixam pedaços inteiros à mostra, batendo a própria realidade em rotação lentíssima. Fico neste grupo — os ingredientes de dentro da minha pele, com sede de sentido, batidos entre 1 e 3. Mas não se engane: à exceção do Dog e dos autores que vêm comigo, nem eu chamo meu próprio nome.

Originalmente publicado aqui | Índice | Próximo texto

Às segundas, compartilho algo do andamento do livro, receba no seu e-mail

--

--

Denize Guedes

Em crise existencial no capitalismo, escrevo “A melhor próxima coisa agora” como estratégia para atravessá-la. ❤ denizeguedes.com