Como Tocar Violão — Lições Básicas

Ao falarmos em violão, algumas pessoas se lembrarão do seu avô, sentado na varanda, rodeado de crianças, tocando alguns acordes para a molecada cantar.

E muitas dessas crianças, diziam que queriam aprender a tocar violão como ele. Era lindo como ele dedilhava as cordas, sempre muito bem afiadas, que lhes trazia uma sensação de alegria e felicidade.

Na verdade, é isso que a música nos remete, a uma sensação de alegria. Você só escuta a música que deseja e na hora que você quer. Não tem obrigação. É prazeroso.

Aqui nesse post, vamos dar algumas dicas básicas de como aprender a tocar violão.

O INSTRUMENTO

Podemos dizer que o violão é composto de:

  • Corpo;
  • Cavalete, que é onde prendemos as cordas;
  • Boca, que é o buraco por onde o som se propaga;
  • Mão, onde estão as tarraxas; e o
  • Braço, onde encontramos as casas e os trastes.

Confira as partes do violão na imagem abaixo:

ANTES DE MAIS NADA

Primeiramente, para aprender a tocar violão, é essencial, quase que obrigatório, a paixão pela música.

Mas se você já está aqui… é sinal de que gosta. O violão será seu parceiro, seu confidente, e provavelmente, irá te acompanhar por um bom tempo.

Em segundo lugar, como para tudo na vida, é preciso se dedicar aos treinamentos, pois o aperfeiçoamento só vem com a prática. O ideal é você ter um tempinho diário para tocar.

A experiência de poder produzir algo alegre e contagiante é incrível.

CONCEITOS BÁSICOS

Como você já se familiarizou com as partes do violão, vamos a outros conceitos básicos, mas não menos importantes.

  • Como segurar o violão

Se for destro, sentado, apoiar o violão bem encaixado na perna direita. O violão tem que ficar deitado e reto.

O braço direito você coloca sobre o corpo do violão. É importante que seu antebraço fique livre para se movimentar.

A sua mão esquerda segura o braço do violão, envolvendo-o, mantendo o polegar na parte de trás, os outros dedos curvados, em contato com as cordas.

Se for canhoto, é só inverter a posição.

  • Notas, diagrama, posição e acordes

Na imagem abaixo estão representadas as cordas em forma de diagrama. Você lerá um acorde através dele.

Cada ponto preto representam a casa em que deve posicionar seu dedo. As linhas verticais representam as cordas, da esquerda para a direita.

As linhas horizontais representam os trastes, contadas no violão de cima pra baixo.

A numeração nos pontos significa com qual dedo devem ser tocados.

1 — representa o indicador.

2 — anelar.

3 — médio.

4 — mindinho.

Nos diagramas aparecem a letra “X” e a letra “O”.

O “X” significa que estas cordas não devem ser tocadas. O “O”, as cordas que devem ficar soltas.

As notas musicais, com certeza, todo mundo já ouviu falar: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Quem nunca cantou a cantiga “dó ré mi fá, fá fá; …..”, quando criança?

Bem, as notas musicais estão representadas no violão pelas cordas, uma a uma.

acorde, nada mais é, do que o som formado harmoniosamente quando tocamos várias notas ao mesmo tempo.

Aprender como tocar violão consiste na habilidade que terá ao tocar os acordes. Procure diagramas para praticar.

COMEÇANDO A TOCAR

Cada letra mostrada no diagrama representa uma nota, é bom decorar:

A = Lá; B = Si; C = Dó; D = Ré; E = Mi; F = Fá; G = Sol.

De antemão, fique sabendo que é possível sentir um incomôdo nos dedos no começo, pela falta de costume, isso é normal.

Os acordes principais são chamados de acordes maiores. O domínio para tocar esses acordes lhe ajudarão na tentativa de tocar uma música.

Muitas músicas atuais são feitas com poucos acordes, você pode começar com essas, são as mais fáceis. É bom para ganhar prática.

Com os dedos pressionando as cordas corretas, ao dedilhá-lhas com a outra mão, terá um acorde.

Para tocar qualquer música em qualquer estilo musical, é preciso aprender um grande número de acordes.

O trabalho de aprendizagem precisa ser contínuo e progressivo.

RITMO

Antes de tocar com ritmo, você precisa estar bem treinado. Acompanhar outros músicos não é assim tão fácil como parece.

A AFINAÇÃO

Um violão bem afinado evita a quebra das cordas. Isso levará um pouco mais de tempo para se aprender.

Enfim, os conceitos básicos de como tocar violão estão aí. Agora é pegar seu instrumento e praticar.