Chico D’Angelo com o cineasta Cacá Diegues e Rodrigo Neves, prefeito de Niterói

Na manhã do dia 26 de setembro, o deputado federal Chico D’ Angelo prestigiou o lançamento do programa “Niterói: Cidade do Audiovisual”, no Cinema Reserva Cultural, no Ingá. O projeto tem como objetivo fomentar a produção e a distribuição, e aumentar o acesso a conteúdos audiovisuais.
Para esse projeto, foram investidos, inicialmente, cerca de R$ 6 milhões, em uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, o Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (Ancine). As principais iniciativas estratégicas do projeto são a criação do Centro Petrobras de Cinema (salas multiuso, Museu do Cinema, Centro Tecnológico de Pós produção), Programa de Fomento Audiovisual; criação da Niterói Film Commission; conteúdo para o Centro Petrobras de Cinema; realização do Festival Internacional de Audiovisual de Niterói; realização de mostras e festivais de cinema; e redução da alíquota de ISS de 5% para 2%.

“Estamos vivendo um momento de muitas dificuldades no País e na cultura de forma geral. Investir em um programa como este mostra que o prefeito pensa no futuro, no amanhã da cidade, e serve de exemplo para o Brasil”.
 
Estiveram presentes também o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves( PV/RJ); o vice-prefeito de Niterói, Comte Bittencourt(PPS/RJ); André Diniz — presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN); e o cineasta Cacá Diegues.

O ministro da Cultura lembrou ainda que o deputado Chico D’Angelo preside a comissão mista da MP 796/17 para prorrogação do Recine e incentivo ao audiovisual brasileiro.

“Essa iniciativa aqui de Niterói certamente dará um impulso para o crescimento da indústria audiovisual em todo o país. O que nós temos que fazer, por meio de ações do poder público, é promover e incentivar o crescimento desse setor com um conjunto de iniciativas que permitam esse crescimento. Estamos cientes de que é preciso atualizar a Lei do Audiovisual e do Recine e estamos com o presidente da comissão mista, o deputado Chico D’ Angelo, que analisará a MP 796/17 a partir de amanhã(27/09)”.