Tecnologia e Resiliência

Mário Sérgio Silveira
2 min readDec 12, 2019
Photo by Marvin Meyer on Unsplash

Você já percebeu a quantidade de empresas de tecnologia que surgem todos os dias com a mesma proposta de melhorar alguma coisa na sua vida? Essas empresas querem sim melhorar sua vida, ao mesmo tempo que podem melhorar a vida de seus funcionários ou até mesmo mudar completamente um segmento do mercado. Empresas de tecnologia disruptivas podem proporcionar uma melhora significativa na vida das pessoas.

As empresas de hoje estão hiper-conectadas. Sempre afirmamos que o diferencial não é a conexão, mas sim a permanência. E a não-conexão pode te deixar sem competitividade e fora do jogo. Porém, todas as empresas já estão no jogo e precisam ser coesas nas relações corporativas e precisam também de um posicionamento com mais reciprocidade frente todas essas mudanças tecnológicas.

O que fazer?

Recentemente, autores e cientistas da área de tecnologia da informação criaram o termo “resiliência digital” que teoricamente significa enfrentar os riscos, sobreviver às ameaças e reduzir ao máximo os prejuízos causados por ataques cibernéticos e uma possível falta de conexão a internet prolongada.

Quando se fala em resiliência é bom lembrar que é um termo que veio da física e que se refere à propriedade de que são dotados alguns sub-materiais, de acumular energia, quando exigidos ou submetidos a stress sem ocorrer ruptura.

Portanto, segundo a física e fazendo uma analogia simplista, você acumulará energia ao ponto que é mais resiliente. Contratar serviços de tecnologia de uma startup hoje é se conectar à cultura dessa empresa, e não é algo simples. Ela colocará na “nuvem” todos os dados de seus clientes, enviará notas fiscais para o governo, mandará boletos pela internet e cuidará de seu marketing digital com a velocidade da luz. Uma complexidade invisível que pode te tirar o sono.

O que fazer?

Vou te falar que assim como na física quando nós somos exigidos ou submetidos a stress, acumulamos energia. E essa energia é oriunda da palavra "mudança". A cada mudança você se torna mais resiliente. Te garanto que você se tornou mais resiliente quando decidiu aceitar pagamentos em bitcoin. Ou naquele momento que você preferiu usar inteligência artificial para resolver e automatizar alguns processos.

Essas empresas querem sim melhorar sua vida e estão a procura de pessoas e empresas resilientes para enfrentar juntos os desafios que a tecnologia pode trazer. Crie seu eco-sistema de tecnologia e compartilhe. As pessoas são recíprocas quando se fala de empatia pelo esforço e pela derrubada de barreiras. Pense que “Tecnologia e Resiliência” sempre farão parte de nossa rotina de trabalho. Isso nos tornará mais resilientes e fortes.

--

--