Aprendendo inglês em casa

Desde que sai da Mandaê tenho me dedicado muito ao inglês (para não chegar no Canadá sendo um zé nobody :P )
E muitos amigos tem me perguntado como tenho estudado. Então lá vai:

ENGVID
É um canal do youtube com professores nativos. Você pode ir no site e ver quais os conteúdos são para iniciantes, intermediários e avançados (eles recomendam os professores baseado nisso). Eu particularmente tenho 03 professores preferidos: Ronnie, James e Emma. O conteúdo é bem diversificado vai desde gramática até expressões de poker (ah tem conteúdo para quem vai prestar IELTS). É GRATUITO e no fim da lição sempre tem um quiz.

Curso online: Mairo Vergara
Esse é um cara brasileiro (óbvio, com esse nome né?!) que ensina várias técnicas e métodos no estilo Input e Output (no caso você ignora regras gramaticais e a famosa tradução e se adapta ouvindo nativos). Muita gente (sério, muita gente mesmo) fala que melhorou muito o inglês com ele.. então eu resolvi arriscar. O cara é BOM, o método é legal, MAS, na minha humilde opinião ele fala demais.. as aulas poderiam ser mais diretas e em menos tempo. MAS EU RECOMENDO anyway. (O curso é PAGO e as vagas só abrem duas vezes ao ano. Enquanto isso, você pode ver vários vídeos que o Mairo divulga gratuitamente).

English as a Second Language (ESL) Podcast
É produzido pelo Dr. Jeff McQuillan in beautiful los angeles california (só quem já conhece sabe como ele fala essa frase.. rs).
Esse podcast sempre tem um diálogo curto com situações cotidianas e falado devagar, depois o Jeff vem e explica (em inglês, of course) as palavras complicadas da história e depois ele coloca o diálogo de novo na velocidade natural do nativo. Para ouvir no trânsito ou a caminho do trabalho é PERFEITO. Você gasta no máximo 25 min do seu dia. GRATUITO (se você contribui com o podcast tem acesso a um material adicional).

APP TANDEM (faça amigos gringos)
Descobri recentemente esse app gratuito para estudar com nativos. 
Você cria um perfil, fala o que você quer aprender, escolhe os países que você gostaria de se conectar e voilá: conhece e conversa com pessoas do mundo todo. Já conheci gente do Canadá, Itália e Chile.

https://www.tandem.net/

DUOLINGO
É um site de “jogos” (lê-se: exercícios) em inglês. Eu sei que está meio batido, mas se você faz todo dia, principalmente reforçando os temas quando ele sugere, realmente ajuda para você treinar/memorizar tanto estruturas como adquirir vocabulário (tem um teste oficial de certificação de inglês deles que já é aceito em algumas empresas para qualificar seu inglês). GRATUITO (o teste de certificação é pago $79)

https://www.duolingo.com/

EXTRAS:

CONTEÚDO NA SUA ÁREA

Agora fora esses sites e apps que ensinam inglês eu tenho me dedicado a conviver mais com o idioma. Por exemplo, assino o podcast Marketing School do Neil Patel, são pouquíssimos minutos diários, o que é perfeito, porque os termos usados geralmente você não aprende no curso de inglês convencional e eles falam beeeem rápido. Ou seja, eu ouço umas 6 vezes cada episódio, para realmente entender o máximo possível. Você deve escolher algum assunto na sua área, além de praticar o inglês ainda evolui como profissional. ;)

LEITURA

Eu tinha muita preguiça para ler, sempre foi mais fácil apertar o “TRADUZIR PARA”… mas a realidade é que as palavras eram muito complexas. Um dia tive a ideia de começar a ler HOROSCOPO (não, eu não acredito neles), porque é muito simples tanto a gramática como o vocabulário são do dia a dia e os textos são curtos. Depois comecei a ver alguns conteúdos para crianças, historinhas bobas para quem está aprendendo a ler… e PASMEM: agora eu to lendo os artigos de Harvard Business Review. Claro, ainda tem muita palavra que não entendo, mas nesse caso anoto e busco o significado em um dicionário em inglês. Assim assimilo melhor a palavra, vejo em quais outros contextos ela poderia ser inserida e de quebra aprendo sinônimos.

DICA PARA QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ COM VONTADE DE ESTUDAR

As vezes to sem paciência para estudar inglês, então tento ver coisas divertidas como talk shows (The tonight show e The Ellen) e standups ( Kristen Schaal, Anjelah Johnson…), o que é bem difícil, então preciso prestar muita atenção e assistir várias vezes, mas é algo divertido. Agora, quando não quero pensar de jeito nenhum assisto meu amado FRIENDS que tem um vocabulário mais simples.

Tem um americano chamado Gavin que aprendeu português e fez um canal no youtube dando algumas dicas, ele eu assisto mais como diversão mesmo, aprendo algumas curiosidades e piadinhas (knock, knock… ).

Outras vezes simplesmente pego uma música e fico tentando entendê-la, vejo a letra dela em inglês, anoto as palavras que eu não entendi e procuro em um dicionário em INGLÊS.

É isso que eu tenho feito.. DIARIAMENTE. Levo mais ou menos 4 horas estudando. Claro, isso faz parte do meu plano de estudar marketing lá fora e agora eu ando “desocupada”. Se você tem uma vida agitada, monte um cronograma para estudar inglês de acordo com o seu tempo.

ATUALIZAÇÃO

Conheci hoje essa ferramenta: https://writeandimprove.com que é para melhorar sua escrita em inglês. Curti ;)

Good luck!!!