Cinema no Nordeste: Região tem investimento em novas salas equivalente ao Sul e Sudeste

O dados foram dispostos pela Ancine neste ano

afm
3 min readAug 10, 2018
Representado no cinema, falta ao nordeste ser representativo — Matheus Nachtergae como João Grilo em O Auto da Compadecida (2000)

Parceria: Luiza Braz

Historicamente uma área desfavorecida em investimento na cultura, o Nordeste surpreendeu com percentual de crescimento da infraestrutura para cinema equivalente ao das regiões centrais, Sudeste e Sul. Os dados são do Relatório Anual de Salas de Exibição — 2017, disponibilizado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema) e de acesso público em seu site.

O documento traz informações sobre salas abertas, reabertas ou que foram ampliadas por região do país. O Sudeste alcançou o maior índice, com 28,8% das novidades de exibição. Em seguida, com aproximadamente dois pontos percentuais a menos, as regiões Nordeste e Sul, com 27,2% cada. O Norte aparece com 12% e a região Centro-Oeste com apenas 4,8%. O acumulado de investimentos das três primeiras regiões soma 83,2%.

Gráfico do bloco inicial: Novas salas, reaberturas e ampliações
Gráficos de comparação: População x Salas em Brasil e França

Brasil ainda tem poucos espaços de exibição

O território brasileiro dispõe de 3.118 salas de cinema, segundo dados do IBGE 2016.

Com uma população três vezes menor, a França possui cerca de 55% a mais de salas que o Brasil, totalizando 5.653.

A disparidade nos índices dessa comparação poderia ser menor visto que hoje o Brasil possui aproximadamente o mesmo número de 3.200 salas de cinema que no ano de 1975. O decréscimo se deu pela repressão cultural do período ditatorial brasileiro, entre os anos de 1964 e 1985. Em 1975, com o presidente Ernesto Geisel, o número de salas de exibição despencou para 1.400.

Após 33 anos do fim da repressão aos centros culturais, o Brasil vem retomando gradativamente o número de espaços para cinema e já alcançou mesma margem que tinha antes da Ditadura.

Gráfico final: linha do tempo destaca pontos cruciais para praças de cinema

Hey, o Medium possui um jeito todo especial de avaliar uma publicação: você pode dar quantos aplausos achar que ela merece — desde 1 até 50! Deixe também seu comentário! ❤

Compartilhe nas suas redes sociais! :D

E esses são os canais de comunicação com o autor: Facebook | Instagram.

Por aqui você vai ler contos, poesias, cinema e reflexões pertinentes — ou não.

Dá uma força! ;)

--

--

afm

Em Jornalismo por fluência e Cinema por paixão. No café pelas xícaras e em RJ por SP. Vinte e 3.