Para além dos textões do Facebook: Primeira Festa Literária Informal do Maracanã é neste fim de semana

A FLIMaraca é gratuita e promove encontro entre escritores e quem ama livros e até deseja publicar o seu — evento tem início às 16hs no sábado e domingo

afm
3 min readSep 20, 2018

O bairro do Maracanã — reverenciado mundialmente pelo futebol, saúda neste fim de semana a literatura. A inédita Festa Literária Informal do Maracanã — FLIMaraca, não poderia acontecer em lugar mais propício; o bar Estação Maracanã Botequim, na Rua Visconde de Itamarati, 115.

Neste sábado e domingo a partir das quatro da tarde até nove da noite (até oito da noite no segundo dia) a FLIMaraca será espaço para conversar com escritores e entender mais do universo literário, adquirir um exemplar e também conhecer passo-a-passso para publicar seu livro. É o que promete a escritora Carla Cintia Conteiro, que adianta: “A jornada de um autor independente, por exemplo, é bem diferente daquela de quem escolhe buscar trabalhar com as grandes editoras.”

Criadora e criaturas | Carla Cintia Conteiro

Carioca de Campo Grande, Carla é bacharel em Ciências da Computação e tem uma visão bastante precisa sobre a situação dos escritores brasileiros para além dos textões de Facebook.

O momento abraçado pelas editoras é o da representatividade.

Carla, que tem contato com escritores de periferias, afirma que não é raro receber notícia de editoras e eventos que procuram autores negros, por exemplo. O motivo ela nos diz: “São pessoas que estão percebendo que têm voz e querem ser protagonistas das próprias histórias.

Eventos como a FLUP — Festa Literária Internacional das Periferias e a FLIZO — Festa Literária da Zona Oeste são importantes para incentivar novos talentos vindos de áreas negligenciadas culturalmente. De lá surgem referências como Binho Cultura, criador da FLIZO e o escritor e radialista Bruno Black — ambos com presença garantida na FLIMaraca.

Atitudes essas, na qual a FLIMaraca se coloca, ajudam a corrigir lacunas históricas do país que outrora branqueou Lima Barreto e Machado de Assis. Para Cátia, é sinal de um redescobrimento literário de nomes como Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis chegando à outras referências negras nomeadas Cidinha da Silva e Eliana Alves Cruz — co-organizadora da FLIMaraca.

Outra força deste momento literário brasileiro é a feminina. O Movimento Mulheres Reais, do qual Carla Conteiro faz parte, esteve na conceituada FLIP — Festa Literária Internacional de Paraty e também na Bienal de São Paulo. Carla reforça o caráter de união do grupo: “Fazem parte deste movimento de doutoras a empregadas domésticas, mulheres de 8 a 80 anos” que se incentivam a serem ativas culturalmente. Ela nos deixa o convite para outro coletivo: “O Mulherio das Letras está organizando mais um encontro nacional, desta vez no Guarujá, em São Paulo, para novembro.”

Abaixo, outras importantes presenças confirmadas:

  • Graça Lima — Prêmio Jabuti de 1982, 1984 e 2003.
  • Eliana Alves Cruz — Prêmio Literário Oliveira Silveira, da Fundação Cultural Palmares de 2015.
  • Luiz Antonio Simas — Prêmio Jabuti de 2015.
  • Marcelo Maldonado — Autor do audaz “Aquele Abraço”.
  • Ricardo Pessanha — Jornalista com obras lançadas em vários países.
  • Kátia Pires — Fundadoras do Movimento Mulheres Reais.

Carla Cintia Canteiro tem em seu currículo literário o recente “Krainen e Kraken”, arremassado na Bienal carioca do ano passado e “FEL Amargando Felicidade”, vencedor do Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores de 2010, além dos premiados “O Ponto Aumentado” e “A Conteira”.

Ela também tem dois livros lançados na França em parceria com Ricardo Pessanha, “Caetano Veloso L’âme brésilienne” (2008) e “Gilberto Gil, L’enchanteur tropical” (2014). Além disso participou em várias coletâneas, sendo a mais recente “Construtoras do Bem”, com o Movimento Mundial Mulheres Reais.

Hey, o Medium possui um jeito todo especial de avaliar uma publicação: você pode dar quantos aplausos achar que ela merece — desde 1 até 50! Deixe também seu comentário! ❤

Compartilhe nas suas redes sociais! :D

Por aqui você vai ler contos, poesias, cinema e reflexões pertinentes — ou não.

Dá uma força! ;)

--

--

afm

Em Jornalismo por fluência e Cinema por paixão. No café pelas xícaras e em RJ por SP. Vinte e 3.