Um youtuber que merece sua atenção

Conheça o EntrePlanos, um canal de cinema no YouTube

afm
6 min readDec 7, 2018
“Vídeos novos toda quinta”

Os planos tipo do cinema mesmo? Plano-sequência?

EntrePlanos

é um canal de YouTube que produz conteúdo sobre cinema. Idealizado e apresentado por Max Valarezo, brasiliense de apenas 27 anos, é ele quem idealiza e roteiriza os vídeos.

Atuante semanalmente desde 2016, o EntrePlanos foge do padrão da maioria de canais de cinema no YouTube que se concentram em produzir críticas e análises de filmes em cartaz, além de listas genéricas como “5 filmes de terror”, “filmes feministas”, etc. O canal de Max aborda o cinema de forma aprofundada em todas suas nuances sem apego cronológico, além de por vezes usar conceitos de áreas diversas como história, música, filosofia, psicologia e sociologia.

Não parece tão diferente assim, tsc

Alguns pontos

podem ser citados como cativantes para o EntrePlanos. Dentre eles, a escolha por um discurso recheado de conteúdo, ressaltando de um filme ou série os motivos de especialidade em forma crítica. Outro ponto surge notando que se trata, basicamente, de um produto de um sujeito só, uma vez que Max faz todo o processo de pesquisa, exemplificação e roteiro. Este modelo de produzir permite imprimir muita identidade pessoal de seu criador, com atenção para a narração com texto bem montado e cadenciado.

Mostra um vídeo, né mais fácil?

A Lista de Schindler encontra interpretação ao se aproximar do tema dualidade

Nos vídeos,

como de costume, e logicamente, o EntrePlanos não pretende considerar todos os lados possíveis de uma obra audiovisual. Em torno de 10 minutos de duração, cada obra recebe a abordagem que mais lhe cabe. Isto é, a partir de determinada característica será possível entender o que aquele filme, diretor, ator e demais tem de especial que merecem atenção. Estas abordagens sempre críticas podem, algumas vezes, não ser somente de exaltação, mas também questionar e procurar possíveis falhas.

Ok, conta mais!

Para entender

a forma do discurso empregado no canal, é preciso conhecer sua origem. EntrePlanos surgiu como trabalho de conclusão de curso de Max Valarezo, que se graduou em jornalismo pela Universidade de Brasília

O então estudante produziu um piloto com o tema de Monty Python e idade média, recebendo ajuda de amigos para lidar com filmagem, edição e linguagem visual, por fim a nota máxima da bancada.

Apesar da área de formação, seu TCC entrelaçou sua paixão por cinema e isso foi determinante para que o canal no YouTube atingisse características únicas, como a amplitude de abordagens dos conhecimentos e a estrutura clara do texto num sistema lead-aprofundamento-call to action — um resumo prévio, problematização com fundamentação e por fim um chamado para instigar e fazer o espectador interagir. Aspectos nascidos do jornalismo.

Como nunca ouvi falar do EntrePlanos?

A

supracitada colaboração de amigos confirma a ideia de paixão aliada ao trabalho, uma vez que não se trata de uma ideia milionária, nem mesmo enriquecedora por conceito. O tratamento humanizado se mostra preponderante para trabalhos realizados de forma original, convincente e cativante. Não é um canal popular, somando 183k inscritos nesta madrugada de 7 de dezembro, por negar a lógica publicitária e mecanicista do YouTube. O EntrePlanos lança, em média, dois vídeos semanais. O modelo vai contra as diretrizes da plataforma de vídeos que privilegia canais com grande frequência de envio de material. Somente assim, no entanto, Max alcança um produto aprofundado e didático como julga necessário.

Um vídeo sobre pintura

Tem, portanto, o objetivo de abarcar áreas do conhecimento como história, música, literatura, filosofia, psicologia, sociologia, dentre outras. Considerando o cinema como tela de todas as reflexões humanas e, a partir disso, se torna inerente a cada vídeo a análise daquilo que monta um filme. Pode se ter o EntrePlanos como uma dissecação da sétima arte entre roteiro — diálogos, atos, função e método de personagens, direção — os estilos, planos, iluminação, etc, fotografia, atuações, trilha sonora, edição, dentre outras tantas partes.

A linguagem

apaziguadora do apresentador, ressaltando inclusive seu ritmo narrativo em concomitância com sua escrita, produz no receptor a sensação de imersão necessária para o conteúdo. Esse estímulo à atenção vai de encontro a absolutamente tudo que nos injeta, atualmente, rapidez, velocidade e por vezes a brevidade da dedicação sobre um assunto. O estilo narrativo de Max; frases curtas, cadenciado e bem marcado que conclui em um conceito fundamentado em pesquisas, advém, acredite, de sua timidez — obstáculo inclusive para lançar e gerenciar um canal de YouTube.

Isto, pois, para um produto audiovisual e midiático ele precisa ser a cara de sua marca, a voz de seu canal e carregar a identidade de seus assuntos. Suplantando ligeiramente isso, quase a totalidade dos vídeos do EntrePlanos é recheada de imagens úteis ao entendimento do assunto, dentre cenas de filmes, entrevistas e até puramente áudio, como no vídeo ao lado, acompanhado pela narração de Max. Ele costuma resguardar sua imagem para o fim de cada programa, o que não significa sua inibição frente às lentes. Através deste tratamento o autor, propriamente, carimba sua identidade pautada na escrita — quiçá jornalística, que perpassa em seu discurso e montagem estrutural do vídeo.

A proposta

de um conteúdo detalhado encontra o público realmente cinéfilo, que vai além do grande cinema — sem excluí-lo, e procura entender todas as mensagens dessa arte. Ao mesmo tempo essa proposição conteudista afasta boa parte do público, capturado mais facilmente por respostas rápidas e raciocínios de fácil absorção. Além disso, por ter periodicidade variada e espaçada, o YT reduz a exposição do EntrePlanos ao passo que prefere os canais com maior índice de carregamentos de novos vídeos.

Mas isso tudo não tem nos outros canais também?

Omeleteve

é o canal sobre cinema do YouTube com maior abrangência no Brasil. As disparidades deste canal com o EntrePlanos são astronômicas, a começar pelo número de seguidores: 2,2 milhões contra 183k. Constatando que o grupo Omelete é uma marca com quase vinte anos nascida como site de discussão de quadrinhos e hoje constitui um dos maiores portais de cultura pop da América Latina, a audiência é conquistada pelo foco em blockbusters em cartaz, privilégios de acesso à informação e altíssima periodicidade. São pelo menos três disparos diários, além de lives às sextas e quando mais for conveniente — como todos os dias da ComiCon Experience organizada pelo grupo. Observa-se muito mais a lógica de mercado, até mesmo pela quantidade de publicidade e venda envolvida, como a Omelete Box, em vídeos que se propõem a discutir cinema. Querendo ser chato, aponto ainda a multiplicidade das vozes falantes nos vídeos do Omelete, geralmente gravados com três opinadores, como dispersiva acerca da linha narrativa e superficializadora dos discursos que poderiam ser melhor fundamentados.

Ex-Omelete

Carol Moreira foi, por muito, integrante do canal Omelete. Hoje, em canal de YT próprio, tem 610k inscritos. Sua média mensal de uploads é o dobro de Max Valarezo. No fenômeno blogueirinha, seus vídeos agrupam assuntos variados e o cinema em si divide feed com séries, tags e vida pessoal da autora. Estes dois últimos, por exemplo, são modelos frontalmente opostos ao conteúdo do EntrePlanos, inclusive por um visual sem imagens que acrescentem. Além disso, há predileção por assuntos em voga e grandes marcas, porque é inteligente surfar na onda do que é trend.

Será se me convenci?

O EntrePlanos propõe o tratamento necessário para abordar o complexo processo cinematográfico e seu caráter comunicacional que aglutina os vários campos do comportamento humano. Cinema é entretenimento, mas existe a possibilidade de um entendimento completo para todas as obras, até mesmo as descaradamente entretenimento barato, uma vez que sua conjuntura, agentes e articulados são passíveis de análise. A atenção aos prismas do cinema não significa seu rebuscamento, uma vez que no EntrePlanos o vídeo possui uma cadência didática oportuna aos interessados em suplantar o brandismo da informação moderna. O simples é elogiável, o simplório é lamentável. Com isso, Max atinge uma verdade de fato sincera relacionada à paixão por sua ocupação e que se reverbera em seu público. Por isso você precisava conhecer o EntrePlanos.

Vai lá ver tudo ;) Canal do EntrePlanos

Hey, o Medium possui um jeito todo especial de avaliar uma publicação: você pode dar quantos aplausos achar que ela merece — desde 1 até 50! Deixe também seu comentário! ❤

Compartilhe nas suas redes sociais! :D

Na página tem jornalismo, literatura, cinema e outras pertinências.

Dá uma força! ;)

--

--

afm

Em Jornalismo por fluência e Cinema por paixão. No café pelas xícaras e em RJ por SP. Vinte e 3.