
Caminho da Índia
No sábado de manhã a Descolônia nos levou para a cachoeira! Mas não foi apenas ir para cachoeira, fizemos uma caminhada pelo bairro África situado fora da zona turística de Penedo, fora da zona pois é um bairro popular, típico local em que os turistas clássicos que visitam o município não tem interesse em conhecer.
Escolhemos essa cachoeira pensando ir em um local pouco conhecido e perceber nosso território em outra perspectiva fora do eixo consumista turístico, uma vez que as cachoeiras mais conhecidas por aqui estão transbordando com quadricíclos, poluição sonora, visual e ambiental.


DESCOLONIZAR NOSSOS TRAJETOS é uma de nossas propostas, pois o estigma relacionado a visitação em bairros periféricos impossibilita conhecer a beleza e riqueza encontra nesse local.
Em nossa atividade autogestionada, todxs contribuem com sua (con)vivência, falamos sobre espécies de árvores nativas, observamos a degradação da mata ciliar e o assoreamento do rio; além de trocar várias ideias sobre a prática cultural do uso do rapé, nossa herança indígena.
Por Ian Marte, um Descolonizador!
