
Manual da cobertura colaborativa
Linhas Narrativas
As Linhas Narrativas são as editorias, as estórias macro que queremos contar durante os dias do nosso encontro. Pense nelas como o guarda-chuva dos produtos de comunicação. Você pode sugerir novos, ou incluir sua proposta dentro de cada uma dessas:
👉🏾VIDA COLETIVA: A ideia é contar como vivemos em coletivo durante o evento — registrar o acampamento, alimentação, equipe trabalhando. É um bom momento para documentar as trocas de experiências entre as cidades, coletivos e pessoas nos intervalos das atividades oficias.
👉🏾MESAS, OFICINAS & FALAS: Cobertura oficial das atividades de formação. É necessário ter sempre registro de todos os presentes na mesa, bem como de cada um dos convidados falando. O ideal é conseguir representar o todo da atividade.
👉🏾PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA: Cobertura oficial das atividades culturais, artísticas e midiáticas. O olhar aqui tem que ser mais sensível, aberto às experimentações, visando mostrar que o encontro busca transgredir as barreiras da comunicação.
👉🏾DESCOLONIZADORES: Se a Descolônia fosse um país, quem seriam seus povos? Quais são as nações descolonizadoras? Apresentar pessoas e coletivos através dos seus estilos — vale foto oficial, vídeos com todos presentes, ao vivo.
👉🏾CIDADE SEDE: É hora de prestar homenagem a quem nos recebe! Qual a nossa impressão sobre Penedo? Os coletivos, suas pessoas, os lugares, os apoiadores, quem fez o evento acontecer. Tudo isso merece ser contado.
👉🏾OUTRAS HISTÓRIAS: Há mais no encontro do que o encontro. Abordagem de pautas jornalísticas da cidade e seus habitantes.
Cobertura durante o percurso
É muito importante registrar as atividades do ônibus. Não só para mostrar que estamos em movimento, saindo das nossas cidades rumo ao evento, mas para que todos tenham uma ideia de como será o encontro desses ativistas.
Materiais:
- Foto Oficial com todos antes de sair do ônibus
- Vídeo entrevista sobre as expectativa das pessoas nas paradas
- Foto cobertura das conversas durante a viagem
- Fotos e vídeos turisticos nas paradas
Cobertura durante o Evento
👅Linguagens
💻Redes Sociais
As redes sociais são responsáveis em parte pela editoria final de todos os conteúdos, por isso tem que estar atenta sempre aos produtos que estão sendo realizados. Então esteja atento a agenda para acompanhar as atividades.
Durante o evento vamos mapear a tag para compartilhar conteúdo colaborativo então é muito importante taggear os seus posts — no facebook, twitter e instagram, sempre use a tag #DescolonizeSe
Vamos produzir:
- Aspas das mesas
- Fotos e vídeos de celular com falas e intervenções
- Stories para o Instagram sobre as atividades e vivências
- Moderar comentários nas postagens
Todos os conteúdos serão trabalhados de forma integral ou parcial nas redes sociais da Descolônia e pautados de forma colaborativa durante o evento.
📝Jornalismo
Uma das estrelas da cobertura, o jornalismo tem a missão forte de relatar para todos o que está acontecendo no encontro. Seja numa cobertura factual, num artigo de opinião ou num relato intimista, essa é uma das linguagens de grande valor histórico para todos os eventos. Por isso, aqueça os dedos!
Vamos produzir:
- Matéria de cobertura diária
- Matérias de cobertura de cada grande mesa
- Relatos pessoais sobre experiências durante o evento
- Entrevista com convidados
- Matérias jornalísticas sobre pautas diversas da cidade
Os conteúdos serão publicados pela página do Facebook da Descolônia ou no Medium e combinados previamente durante reuniões de pauta ou demandas das redes sociais. Sempre que tiver uma idéia, busque o gestor de redação para que a gente integre nas plataformas.
🎥Audiovisual
O audiovisual é um dos responsáveis por narrar o encontro de forma mais ampla utilizando o áudio e o vídeo para traduzir a potência do que vai estar acontecendo. Além de soltar conteúdos dinâmicos em tempo real através do celular nas redes sociais, importante estar em estado permanente de documentário, com a câmera sempre a postos, roteiros previamente trabalhados e atenção nas agendas para captar os principais momentos do encontro.
Vamos produzir:
- Registro geral (Retratos / Planos detalhes / Planos abertos valorizando multidão)
- Takes das atividades rolando
- Registro em vídeo das principais mesas/debates
- Transmissão ao vivo das principais mesas/debates
- Registro da produção e bastidores
- Entrevista com os participantes das principais mesas/debates
- Entrevista com participantes de cada país
- Cobertura de pautas externas
📸Fotografia
A fotografia es a parte insidpensável da cobertura. Possibilita gerar impacto imediato nas redes e desenvolver trabalhos estéticos com maior profundidade. É um clássico das coberturas em tempo real, a dinâmica é ser ágil e vai permitir um contato com o encontro em diversos formatos.
Produziremos:
- Cobertura das mesas e oficinas
- Cobertura das atividades artísticas e culturais
- Retratos
- Cobertura de vivencias
- Registros de produção
- Penedo e entorno
Recomendamos que traga pelo menos dois cartões de memória, carregador para a bateria e celular.