Yanuq Sushi Lounge, o japa-peruano da Colônia Finlandesa de Penedo

No coração de Penedo tem um japa-peruano que não é o Fujimori. É o Yanuq, um sushi lounge aconchegante em seus sofás, cadeiras e tatames dispostos à meia-luz de lanternas japonesas, com atendimento gentil e sashimis, harumakis e ceviches primorosamente preparados com as mãos.

Fica na Runeberginkatu 40B o menor restaurante da capital da Finlândia, Helsinque. É o Gyosai Sushi Bar, que tem lugar para não mais que cinco pessoas. Isso mesmo: apenas cinco de cada vez para desfrutar do prazer de experimentar um dos sushis frescos mais famosos da cidade, cujos habitantes compartilham com os japoneses o hábito de não deixar faltar peixes à mesa, além do gosto por coisas simples e funcionais, por design limpo, e por karatê.

No outro lado do mundo, na Colônia Finlandesa de Penedo, fica na avenida das Mangueiras 1508, logo na chegada ao badalado Centrinho da vila, um pequeno grande restaurante de culinária japonesa e peruana chamado Yanuq Sushi Lounge. Pequenininho, sim, mas não tanto quanto o minúsculo Gyosai de Helsinque, cabendo ali sem aperto pelo menos dez vezes mais amantes da boa culinária. Ali, no coração de Penedo, no japa-peruano que não é o Fujimori.

De sashimis de atum a escondidinhos de palmito

Tem, o Yanuq, tamanho, ambiente e cozinha ao gosto de quem não é dado a desperdiçar jantares na serra em estridentes e impessoais restaurantes de massa (no sentido quantitativo da palavra), preferindo, por exemplo, um sushi lounge aconchegante em seus sofás, cadeiras e tatames dispostos à meia-luz de lanternas japonesas, com atendimento gentil e comida toda preparara com as mãos, de sashimis de atum em crosta de gergelim a harumakis de camarão com catupiry, passando por ceviches, lula calamare, sushi de frutas, escondidinho de palmito e tudo mais que consta no メニュー(Sim! “Cardápio”, em japonês).

E quem gosta de surpresas, aventuras e novas experiências gastronômicas costuma sentir um arrepio dos tornozelos às glândulas salivares quando chega, senta-se e recebe do garçom do Yanuq a sugestão da “surpresa do chef”, que é quando o sushiman cria na hora um menu com ingredientes da estação, e o cliente só vai saber o que vai comer quando a bandeja chega da cozinha. Para beber, chope artesanal Penedon — feito mesmo à mão, e a menos de um quilômetro dali —, vinho ou, claro, saquê.

Este é o Yanuq Sushi Lounge: um pequeno grande restaurante caprichosamente pensado sob a medida certa para o Penedo, primorosamente preparado para ocupar lugar de destaque em um rico pólo gastronômico marcado justamente pela culinária multicultural. Não como um bonsai, que à maneira de um bonsai é o Gyosai Sushi Bar, de Helsinque; mas certamente com o mesmo apuro com que se respeitou a velha mangueira em torno da qual o Yanuq foi construído.

Lá está ela, um belo exemplar da árvore que é símbolo de Penedo, que dá nome à avenida bem em frente ao restaurante, preservada bem no meio do salão do Yanuq, e cujo fruto tanto marcou profundamente a culinária dos colonos finlandeses quanto vai de recheio no makimono Califórnia preparado pela casa.


Yanuq Sushi Lounge
Endereço: A
venida das Mangueiras 1508, chegando ao Centrinho de Penedo.
Horários: Terça a sexta das 19 às 24hs. Sábado das 12 às 16hs e das 19 às 24hs. Domingo das 12 às 16hs.
Tel. (24) 3351–1799
Facebook: facebook.com/yanuq.japaartesanalcevicheria

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.