A importância do seu servidor conectado a internet

A Desenfila trabalha em nuvem

O que é nuvem?

Nuvem (cloud computing) é uma forma de armazenar dados, que substitui o armazenamento tradicional, que no caso é em disco rígido, como por exemplo, em um servidor. Para ter a acesso aos dados salvos você precisa estar conectado à internet. Vale lembrar que existem protocolos de segurança. como senhas e tokens.

Concluímos que a nuvem é um serviço que salva e processa as informações no servidor nuvem, não precisando ter banco de dados no seu dispositivo.

Por que ter os dados na nuvem com a Desenfila?

Porque garante a segurança de dados salvos, como os dados que são colocados nas comandas eletrônicas e dependem da conexão em rede com o servidor local para serem acessadas e pagas. Com a Desenfila, mesmo se o sistema de automação ou o servidor parar de funcionar, as comandas ficam salvas em nuvem, e podem ser acessadas tanto pelo nosso dashboard, quanto pelo app da Mercado Pago e demais instituições financeiras.

É possível acompanhar todas as vendas dos estabelecimentos em tempo real, além da integração com diversas lojas em nosso dashboard Desenfila, incluindo também relatórios de venda.

É possível acessar a Desenfila em tempo real por causa da nuvem?

Sim, é possível. Você consegue acessar a Desenfila e monitorar o relatório de vendas por dia, e no final do mês visualizar o quanto vendeu.

Vendas no dia em tempo real
Venda diária
Venda Mensal

O que acontece se o servidor estiver off-line?

A falta de conexão com a internet, interrompe o fluxo de informações. Por isto é importante sempre ter um servidor conectado à um bom serviço de fornecimento de internet.

Comanda Vazia
Quando o consumidor consulta o QR CODE da comanda que foi cheia anteriormente sem a conexão do servidor com a internet pela automação comercial, a carteira digital ou instituição financeira irá informar que um garçom deve ser chamado para realizar um atendimento, pois a comanda está vazia. Embora o app de carteira digital ou instituição financeira não tenha conseguido localizar os produtos da comanda devido a falta de conexão com a internet no servidor, o consumidor pode realizar o pagamento normalmente no caixa através de outros meios de pagamento, sem interferência no sistema de automação comercial.

Comanda não esvaziada
Mesmo sem conexão com internet, as comandas que já estão cheias, continuam cheias na Desenfila, até serem pagas. Mas a Desenfila não informa o sistema de automação a operação de venda enquanto não retornar a conexão com a internet no servidor local. Então se o cliente for sair na catraca depois de ter pago pela Desenfila, a comanda permanecerá cheia no sistema de automação, mas ficará como “paga” na Desenfila. É possível consultar esta informação pelo app.desenfila.com através de dispositivos conectados na internet, como celulares, e assim consultar o que foi pago ou não.

Falta item na comanda
Quando o estabelecimento fica sem internet, o sistema de automação também fica off-line, e assim, deixa de enviar as informações para a Desenfila, que consequentemente não envia dados para a carteira digital. Então, se a internet cair, e o consumidor realizar mais pedidos, os dados da comanda não serão atualizados. Neste caso, o cliente pode efetuar um pagamento parcial do valor, que fica registrado no dashboard da Desenfila para conferência, e no sistema de automação fica com o valor integral da venda a ser dado baixa.

Todas estas informações são atualizadas automaticamente com o retorno da conexão da internet, tanto na automação comercial, quanto na Desenfila.

Com a internet ligada o fluxo volta normal.

Para mais dúvidas, entre em contato conosco no contato@desenfila.com.

Somos uma startup criada para acabar com as filas dos estabelecimentos. www.desenfila.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store