5 passos simples e eficazes para gerir uma marca

Deskfy
Deskfy
Jun 19 · 3 min read

As marcas devem se diferenciar no mercado para tornar seus produtos cada vez mais desejados. Marcas inteligentes não investem muito em ações específicas de branding. Em vez disso, elas usam ferramentas de gerenciamento de marca de maneira estratégica, para melhorar sua marca em ações diárias e, por consequência, disseminar uma coerente mensagem através de todos os canais utilizados.

O que é gestão de marca?

A gestão de marca é o desenvolvimento da percepção do seu consumidor em relação a marca no mercado. Dessa forma, construir um relacionamento positivo com o mercado-alvo é vital para o crescimento da marca.

O gerenciamento de marca é um aspecto muito importante do marketing e aumenta a proposta de valor do seu produto ou serviço se diferenciando do mercado. O foco está em construir uma legião de fã para a sua marca e clientes fieis.

Então, como você pode começar a melhorar sua marca? Separamos cinco passos de gerenciamento de marca simples e eficazes que você pode começar hoje mesmo.

1. Comunique o diferencial que a sua marca possui

Muitas vezes as marcas se encontram em mercados consolidados com diversos concorrentes, por isso é importante você presar na sua comunicação o seu diferencial.

Conseguir a atenção do consumidor tem ficado cada vez mais difícil. Ou seja, no momento em que tiver essa oportunidade, tenha certeza de mencionar o seu diferencial para que possa ser lembrado pelo mesmo. Assim, na hora da compra, o seu consumidor não ficará em dúvida.

Para criar o diferencial da sua marca, você deve entender onde seu produto ou serviço a sua empresa está no mercado. O que torna o produto diferente da concorrência? É mais durável ou econômico? É mais inovador ou estável? Seja o que for, defina-o. E anote isso. Por exemplo: “Nossa empresa é a mais criativa e o produto é o mais estiloso”.

Busque no brandbook da sua marca e em conversas com o time de vendas — que tem contato direto com potenciais clientes, e possui conhecimento sobre os concorrentes — para encontrar o seu diferencial em relação aos concorrentes.

2. Impulsione a conscientização da sua marca

A conscientização da marca é um investimento de longo prazo. Para que esse processo seja bem sucedido, a marca deve se manter consistente em todos os pontos de contato que o cliente tem com a empresa. Se a sua marca não for coerente, o próprio mercado irá “sabotar suas ações”.

Outro ponto importante é se perguntar se em todas ou maioria das ações de marketing realizadas estão utilizando a mensagem que a empresa quer passar. Assim, toda ação, por menor que seja, estará sendo fiel e reforçando a mensagem.

3. Desenvolva sua marca internamente

Olhe para dentro de casa! O seu produto ou serviço ajuda o seu cliente a alcançar aquilo que a sua marca preza em sua mensagem? Os seus atuais clientes sentem o que a sua marca preza? Os funcionários da empresa acreditam naquilo que você preza?

O gerenciamento de marca preza pela consistência, para que possa ser fiel em sua comunicação a ponto da marca causar reações em seus consumidores quando estiverem consumindo o seu serviço.

4. Utilize influenciadores para divulgar sua marca

Depois de ter feito todos os passos listados acima, é preciso tornar os colegas de trabalho, consumidores e parceiros, verdadeiros embaixadores da marca. A melhor maneira de divulgar sua empresa é utilizando o poder de uma indicação.

Sua marca, quando é indicada por uma pessoa influente e/ou reconhecida no seu mercado de atuação, faz com que a credibilidade dessa pessoa seja atrelada para a marca. Também é importante levar em consideração a relação de confiança que os consumidores possuem em um influenciador, que será depositada em sua marca.

Ponto importante! Utilize o contato com influenciadores como uma ação de marca e não em ações pontuais de marketing. Afinal, o objetivo é construir relacionamento, personalizar o que o seu consumidor pensa, sente e fala sobre sua marca.

5. Use uma solução de gestão de marca

Ao implementar essas estratégias e começar a trajetória de construção de uma marca de sucesso, é importante manter a coerência nas peças de marketing em textos, ícones e imagens usadas pela empresa.

Sendo assim, centralizar todas as pautas, ativos digitais, família de ícones e todo o seu time em único lugar é essencial. Soluções como o te ajuda em todas essas demandas e mais um pouco.

Deskfy

Written by

Deskfy

Centralize a gestão da sua marca e tenha uma visão completa dos seus processos de marketing, todo o seu time e a sua agência em um só lugar.