Rádio Desvio #29 — Rabu Mazda

Leo Rabu é DJ e produtor em Lisboa. Desde 2010 toca o selo Cafetra Records em uma das cidades que mais vem se destacando em inovação sonora. Mês passado lançou o EP “Todo Mundo Sabe” pelo selo carioca 40%foda/maneiríssimo.

No tête-à-tête da entrevista buscou referências que apanham bem o som de uma geração. Olha as pistas!

https://cafetrarecords.bandcamp.com/

Image for post
Image for post

HR: Programa passado toquei a sua música “Zi Voltou”. Acho que é meu intuito fazer essa primeira pergunta a todo produtor. Qual música você mixaria em seguida?

RM: Primeiro de tudo, fico muito feliz que o pessoal esteja gostando do meu EP. Espero eventualmente poder tocar aí para vocês. Vou aproveitar a entrevista para as pessoas conhecerem melhor a música de Portugal. Não só a dos meus amigos, mas de tudo que tem acontecido aqui. Em geral, tem saído muita música boa e as pessoas não conhecem. Tem um monte de música que eu poderia passar depois da minha. Vou escolher um artista chamado Normal Nada, que é guineense que mora em Lisboa. Escolhi uma mais calma, um tarraxo chamado: “Dedicado aos sem abrigo/quando a esperança morre”.

HR: Qual música você tem escutado on repeat esses últimos dias?

RM: Eu posso falar que tenho ouvido bastante uma música de uns amigos meus on repeat. Eles tem uma banda chamada Yong Yong, mas essa música é de um projeto secundário deles, chamado Lord Prince Infinito. A música se chama Extasy e é de uma compilação de 2015.

HR: Queria que você me dissesse uma música de um álbum que você considera uma obra-prima. Não precisa ser necessariamente para pista. O critério é ser um álbum todo perfeito para você e escolher uma música dele para expressar isso.

MD: Vou escolher uma música de umas amigas minhas que tem uma banda chamada “Pega Monstro”. Eu, elas e mais uns amigos fundamos esse selo e coletivo em Lisboa “Cafetra Records”, que vem lançando música desde 201. Eu era o técnico de som delas, gravei dois discos delas e fazia o som delas ao vivo. Fizemos até um turnê no Brasil em 201 ou 2017. Vou escolher a última música do último disco delas “Odemira” do disco “Casa De Cima”. Odemira é uma terra aqui em Portugal.

HR: E aquela música que você quer muito tocar, tá no seu pen drive e você ainda não tocou?

MD: Tem um monte de músicas que eu quero tocar, que estão no meu pen drive e não ainda toquei. Escolhi uma música de um pessoal do bairro onde eu cresci. Eles têm uma crew chamada RS Produções. RS quer dizer Rinchoa Stress. Rinchoa é esse bairro onde eu cresci, que fica na Linha de Sintra, tipo um subúrbio de Lisboa. Esse pessoal é mais novo do que eu e tá colocando Rinchoa no Mapa. O nome da música é Corrida, do DJ Narciso e Nuno Beats.

HR: Por fim, uma música que defina o som de Portugal.

RM: É muito difícil escolher uma só música. Então eu vou escolher uma que eu gosto muito. É a música de um amigo meu chamado Lourenço Crespo . Eu e ele temos uma banda juntos, a “Iguanas”. A música se chama JCM, que são as iniciais do realizador português João César Monteiro. Saiu numa compilação que saiu esse ano na Cafetra. Não define o som de Portugal né… Mas é uma música que eu gosto e é portuguesa. Agora vou falar uns nomes para o pessoal pesquisar o que tá rolando aqui em Portugal para o pessoal conhecer. Lá do Porto, tem o pessoal da Favela Discos, um selo dedicado a música experimental e eletrônica. Tem o Berga Malhas, um outro coletivo novo do Porto. Aqui de Lisboa tem a Rotten/Fresh dedicado a música eletrônica, noise e dança. Bem legal e diferente também. Príncipe Discos, Extended, Urubu Tapes, Filho Único, todos bastante importantes para o crescimento da música em Lisboa.

Image for post
Image for post
@rabumazda @iguanasss

Desvio é um café, bar e laboratório artístico do centro do Rio. Temos como objetivo ser um local plural, recebendo coletivos e pessoas diversas desde 2019.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store