Aprofundamento vs Aprendizado

Qual traz mais resultado: Aprender algo novo ou se aprofundar em algo que você já conhece? A resposta, como sempre, acho que é "depende". Nas duas últimas semanas tive duas experiências diferentes: na semana antepassada me dediquei a criar um jogo usando swift playgrounds, sendo que fortaleci um pouco meus conhecimentos na linguagem e até aprendi alguns conceitos novos para conseguir terminar meu primeiro game usando SpriteKit; já nessa última semana eu, junto com alguns colegas, criei o design de um aplicativo, e a partir de uma idéia levantamos diversos diagramas como wireframe, wireflow, rabiscoframe, fluxograma de interação e diagrama sequencial (veja mais sobre esses diagramas na plataforma corais).

Me senti muito a vontade programando o Space Nomad e considero essa semana um aprofundamento de meus conhecimentos. Foi uma experiência muito satisfatória e que rendeu ótimos frutos no final. No entanto me senti bem menos a vontade ao ter que fazer uns desenhos e diagramas para o app que estou desenvolvendo (mais informações ainda serão divulgadas). Entretanto, isso só foi assim porquê a alguns anos eu programo, e tenho certeza que se continuar lidando com design as coisas ficarão mais fáceis.

Não consigo dizer que o aprofundamento ou o primeiro contato com um tópico sejam um ou o outro mais relevantes, já que os considero apenas etapas diferentes do aprendizado. O que eu consigo dizer é que o aprendizado é muito maior durante o primeiro contato, pois tudo é novo e deve ser aprendido. Ao mesmo tempo, o aprofundamento leva a um conhecimento mais duradouro e a experiência de aprofundamento geralmente é mais prazerosa que a de contato inicial.

    Rodrigo L Guimaraes

    Written by

    #ios #developer #mobile #games #unity3d #programador - Português & English tweets.