Saindo da zona de conforto

Rodrigo L Guimaraes
2 min readMar 25, 2017

--

Essa semana venho escrever sobre sair da zona de conforto, pois é algo que venho experienciando nas últimas semanas. Me sinto a vontade programando, e comecei com C e Assembly no meu técnico em eletrônica já fazem uns 6 anos, e desde lá já fiz pequenos projetos em diversas linguagens, de baixo e alto nível, usando orientação ao objeto, programação funcional e tantos outros paradigmas. Mas existem algumas experiências que ainda me tiram um pouco da zona de conforto.

Pra entender melhor, vou mudar um pouquinho o assunto para a WWDC. A conferência mundial de desenvolvedores da Apple (Worldwide Developers Conference) é realizada na Califórnia todo ano e nela a Apple apresenta suas novas tecnologias, dá feedback e premiações para desenvolvedores e ainda promove diversas palestras e eventos para fortalecer sua comunidade. Todo ano também, a Apple abre inscrições para o WWDC Scholarship, que premia trabalhos de estudantes com passagem (e as vezes até hospedagem e passagem aérea) para atender a conferência.

Mais sobre a WWDC: https://developer.apple.com/wwdc/ Mais sobre o Scholarship: https://developer.apple.com/wwdc/scholarships/

O Scholarship desse ano premiarão trabalhos feitos na plataforma Playgrounds (http://www.apple.com/swift/playgrounds/) que sejam interativos e visualmente interessantes. E chegamos a parte de sair da minha zona de conforto: fazer algo visualmente interessante.

São dois os principais motivos de esses trabalhos para os scholarships da WWDC estarem fora da minha zona de conforto. O primeiro, é que quando estou tentando ter uma idéia interessante para um novo software ou aplicação, eu costumo pensar em funcionalidades e, principalmente, em requisitos. O segundo, é que minha falta de habilidade artística limita muito minha capacidade de criar algo visualmente interessante (ah sim, a submissão para o scholarship da WWDC é individual, não posso pedir ajuda a um designer).

Para resolver esses problemas usei basicamente dois artifícios: o primeiro foi pensar em um jogo, já que tenho um pouco de experiência em game design e acho que essa era a saída mais fácil para eu conseguir fazer uma experiência visual interessante. O segundo foi usar fórmulas matemáticas e formas geométricas para tentar criar resultados visuais interessantes. Deu trabalho, mas consegui alguns protótipos interessantes.

Encurtando, para chegar direto ao ponto: sair da zona de conforto é fazer qualquer coisa que você não está acostumado para chegar a um resultado, é ir além. E esse ir além te leva a aprender, a evoluir, a expandir seus conhecimentos e habilidades. O desafio do scholarship da WWDC é muito interessante porque ele faz isso com você, são pouquíssimos os estudantes que estão confortáveis com programar e fazer visuais interessantes ao mesmo tempo. Isso te força a lidar com algo que você não está acostumado e se adaptar rápido para conseguir um bom resultado dentro do prazo da submissão, e estou gostando disso. Se o resultado dessa experiência for interessante, falarei um pouco mais sobre ele aqui :)

--

--

Rodrigo L Guimaraes

#ios #developer #mobile #games #unity3d #programador - Português & English tweets.