Criando Oportunidades

Desde que me entendo por gente gosto de tecnologia, mas nem sempre me imaginei atuando profissionalmente na área, isso pelo simples fato de achar que este era um mundo exclusivo para aquela galera mais NERD, levando em consideração que era isso que eu via nos filmes e desenhos. “Dificilmente um cara normal ou com um certo problema em gostar de leitura era incluído como o cara da tecnologia”. No entanto, Deus, familiares e amigos, resumindo “a vida”, me fez ser conduzido naturalmente para a área… Não me lembro de forçar a barra, as oportunidades iam surgindo e os contatos iam sendo feitos, até que um dia eu me vi totalmente envolvido com a “comunidade de software”.

Devo boa parte do que eu alcancei a própria comunidade de software, principalmente a galera do @DojoRio que me fez descobrir o quanto programar pode ser divertido.

Depois de um tempo participando de eventos e dojos percebi que algumas pessoas precisavam de um ambiente mais “casa (Não achei um adjetivo melhor)” … Eu precisava descobrir uma maneira de trazer a galera mais introvertida para um ambiente em que elas tivessem liberdade o suficiente para interagir. Foi assim que eu mais o meu amigo Gabriel Castro organizamos o 1º DevOpenHouse na minha casa mesmo.

Convidei meus amigos que já mostraram algum interesse pela área de tecnologia, mas ainda não trabalham nem estudam algo relacionado ou que ainda estão no início da faculdade.

O 1º DevOpenHouse apresentou um pouco de como é o mundo da programação, fizemos em conjunto o curso try-git do codeschool, seguindo de uma aula básica porém 100% prática de programação WEB apenas com HTML e Javascript e finalizando com o desenvolvimento de um site simples de portfólio pessoal (Template criado pelo Gabriel Castro)… Tudo isso sem precisar criar nada na máquina, pois usamos o Github Integrado com o Codenvy (Uma IDE 100% cloud). Ao final do mini evento todos estavam com seus sites prontos e já versionados em suas contas no GitHub.

  • Italo (14 anos — estudante);
  • Abigail (14 anos — estudante);
  • Renam (20 anos — Universitário)
  • Sara (25 anos — Professora de matemática)
  • Gabriel Castro (20 anos — Universitário e Desenvolvedor / Organizador)
  • Eu (27 anos — Desenvolvedor / Organizador)

Para que fosse possível organizar o 1º DevOpenHouse utilizamos uma mesa, 3 notes e pessoas com vontade de aprender.

Foi um prazer imensurável poder transmitir um pouco do que eu gosto e tirar um pouco desse mito de que pessoas normais não podem ser programadoras.

Caso você tenha gostado desta modalidade de evento, saiba que o DevOpenHouse é um projeto em desenvolvimento e está no GitHub para que qualquer um possa ver, copiar e contribuir com ideias. Fique livre para postar Issues e PullRequests com novas ideias e conteúdos interessantes para este tipo de público.

Muito obrigado a todas as pessoas que contribuem com a comunidade, seja postando, codificando open source ou até mesmo fazendo comentários construtivos.

Originally published at medium.com on January 4, 2016.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated devopenhouse’s story.