5ª SEIA em Umarizal realiza oficina de beneficiamento de alimentos

Encontro aconteceu na cozinha comunitária da comunidade de Teixeira, município de Rafael Godeiro

Por Tádzio Estevam (Assessor de Comunicação da Diaconia)

Participantes produziram vários alimentos sob as orientações dos assessores da Diaconia de Umarizal

Agricultoras e agricultores do Oeste Potiguar participaram na tarde da última quarta-feira (18) da oficina de Beneficiamento de Alimentos, evento que compõe a Semana de Alimentação que acontece simultaneamente nos territórios semiáridos atendidos pela Diaconia (Sertão do Pajeú, em Pernambuco, e no Sertão do Rio Grande do Norte). O encontro aconteceu na cozinha comunitária da comunidade de Teixeira, município de Rafael Godeiro, Médio Oeste Potiguar (RN), e contou com a participação de mulheres e homens vinculadas (os) a várias instituições.

Foi possível produzir doces e salgados através de folhas, talos e cascas

Durante a oficina, foi possível produzir sal de ervas; tempero verde; torta feita com talos de hortaliças a exemplo da beterraba, cenoura, couve-flor e berinjela; queijo coalho; extrato de tomate cereja; brigadeiro de batata doce e sucos como de capim santo com limão; caju com couve e gengibre. As deliciosas receitas foram repassadas pela assessora Político-pedagógica da Diaconia de Umarizal, Ana Paula Gomes. Ao final da oficina houve degustação.

A oficina contou com a participação de representantes da Associação Agroecológica Oeste Verde (AAOEV), Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), Centro Presbiteriano de Apoio à Criança (Cepac), Igreja Presbiteriana, Mulheres da Cozinha Comunitária de Teixeira, Mulheres da SAF Presbiteriana de Umarizal e Emater.