Diaconia comemora 50 anos com momento histórico em Afogados da Ingazeira

Diaconia
Diaconia
Jul 24, 2017 · 2 min read
A nova sede projetada contará com tecnologias utilizadas nas casas sustentáveis: cisterna, biodigestor e banheiro com reuso de água

Completando meio século de atuação na próxima sexta-feira (28), a Diaconia celebra a data de forma histórica no município de Afogados da Ingazeira (PE), com o dia inteiro de atividades. Este ano, o principal motivo para comemorar é a entrega de um terreno onde funcionará a sede própria para as atividades no Sertão do Pajeú.

O projeto de lei, enviado pelo Executivo, foi aprovado na última sexta (21) pela Câmara de Vereadores. O novo prédio, localizado no bairro São Cristóvão, irá contar com tecnologias de convivência com o Semiárido que são algumas das marcas registradas da instituição: cisterna, biodigestor e sistema de reuso de água. A estrutura também terá espaço para reuniões e eventos.

Para a coordenadora político-pedagógica Waneska Bonfim, a parceria com a prefeitura significa um reconhecimento do poder público diante do trabalho realizado, e a perspectiva de ampliação das atividades na região.

“Comemorar os 50 anos em Afogados da Ingazeira tem muita simbologia para nós, pelas parcerias que a Diaconia construiu nessa caminhada com as famílias agricultoras, instituições, igrejas e os demais públicos com os quais ela se relaciona. É uma grande satisfação poder celebrar junto com a população do Sertão do Pajeú”, afirma Waneska.

A programação inicia às 8h30, com uma Sessão Solene em homenagem à instituição na Câmara dos Vereadores, em requerimento solicitado pelo vereador Augusto Martins, e encerra à noite, com um culto de gratidão no auditório do Hotel Brotas. De diversas regiões do Brasil e até do exterior, estarão presentes representantes de agências mantenedoras, Conselho Diretor e Fiscal e igrejas-membro, além de funcionários e ex-funcionários dos três estados de atuação da instituição.

Exposição - Como parte das comemorações, uma exposição sobre a história da Diaconia também vai chamar a atenção das pessoas que transitarem pela praça Monsenhor Arruda Câmara, a principal da cidade. A mostra reúne um pouco do acervo de textos, fotos, documentos históricos e depoimentos de transformação nas vidas de pessoas e comunidades. Assim como a comemoração, a exposição também começa em Afogados e percorre as demais áreas de atuação.

Diaconia - Organização social de inspiração cristã e sem fins lucrativos, a Diaconia nasceu em 1967, sendo composta por 11 Igrejas protestantes. A instituição atua em três estados da região Nordeste (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará), apoiando mulheres, jovens, famílias agricultoras e membros de igrejas, tendo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e digna para estas populações.

Programação:

8h30: Sessão Solene na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira

11h30: Apresentação do terreno onde será construída a sede regional da Diaconia - bairro São Cristóvão

14h: Exposição “Diaconia 50 Anos - Servir para Transformar Vidas” - praça principal

19h: Culto de Gratidão pelos 50 anos da Diaconia - auditório do Hotel Brotas

*Por Carlos Henrique Silva, assessor de comunicação da Diaconia.

Diaconia

Written by

Diaconia

Promoção e Defesa de Direitos // Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade