Diaconia elege novas conselheiras e conselheiros para o triênio 2019–2021

Diaconia
4 min readDec 7, 2018

Eleição aconteceu durante Assembleia Geral Ordinária, em Afogados da Ingazeira (PE)

Novo Conselho Diretor e Fiscal que irá atuar à frente da Diaconia entre os anos de 2019 e 2021. Fotos: Tádzio Estevam/Diaconia

Por Tádzio Estevam*

A Diaconia iniciará 2019 com novos representantes nos Conselhos Diretor e Fiscal com destaque para a presidenta eleita para o triênio 2019–2021, a pastora da Igreja Metodista, Joana D’arc Meireles. A eleição dos novos membros, responsáveis pelo comando da entidade nos próximos três anos, aconteceu na última quarta-feira (05), durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no município de Afogados da Ingazeira (PE), com a participação de 19 delegados e delegadas das 11 igrejas-membro da Diaconia, do atual Conselho Diretor, da coordenação Político Pedagógica - responsável pela direção executiva da organização -, e da coordenação Administrativa e Financeira, estas últimas sem direito a voto. Os conselheiros e conselheiras eleitos e eleitas serão empossados e empossadas, oficialmente, no dia 1º de janeiro.

Pastora Joana D’arc Meireles, da Igreja Metodista, foi conduzida ao cargo de presidenta da organização

“Estamos muito felizes em poder continuar trabalhando a serviço das pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da Diaconia. Um trabalho apaixonante. Continuar é muito bom. Certamente, daremos continuidade ao que foi desenvolvido nesses últimos três anos partilhando e compartilhando em comunhão, uma palavra que para mim tem uma dimensão macro, uma vez que estamos intercedendo e lidando com o protagonismo de mulheres e homens nos territórios onde a Diaconia atua”, disse. Com relação à condução do cargo de presidente ser por uma mulher, a pastora destaca. “É um desafio porquê ainda temos uma visão muito masculina nessas diretivas. O bom é que a maioria da equipe de Diaconia é composta por mulheres e mulheres fortes. A nossa maneira de presidir é diferenciada. É baseada no empoderamento, na equidade de gênero e no servir para transformar vidas”, conclui. A pastora Joana D’arc atuou no conselho diretor durante os últimos três anos como 1ª Tesoureira.

Pastor Dalcido Gaulke esteve como vice-presidente da Ong no triênio 2016–2018

A presidência será transferida pelo pastor da Igreja Luterana, Dalcido Gaulke, após três anos de dedicação à entidade como vice-presidente. “Foi um tempo com muitas dificuldades, mas enfrentamos juntos e juntas. Tudo superado com um trabalho participativo. Estou muito feliz por ter chegado ao final da nossa gestão com a aprovação do novo estatuto, com as finanças equilibradas e avanços como o projeto da construção da sede em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú Pernambucano. Também tivemos momentos especiais como a celebração dos 50 anos. Sou grato por tudo e acredito que a Diaconia continuará num bom caminho com este novo Conselho Diretor e Fiscal e com as pessoas que trabalham na instituição”.

Durante os dois dias da assembleia, o grupo trabalhou na aprovação de relatórios dos conselhos e da coordenação político pedagógica, e também do orçamento e estatuto da organização para o próximo período. Os documentos abordam questões de soberania e segurança alimentar, nutricional e hídrica, ações relacionadas ao meio ambiente e clima, direitos das juventudes e justiça de gênero. Além disso, a organização trabalha o diálogo com Igrejas para defesa de direitos. Essas preocupações já foram apresentadas pela Diaconia em seu último relatório, que trouxe o plano de ação para o triênio 2017–2019.

Conheça os conselheiros e conselheiras da Diaconia para o triênio 2019–2021:

Conselho Diretor

Presidenta: Pastora Joana D’arc Meireles (Igreja Metodista)

Vice-presidente: Pastor Airton Schroeder (Igreja Evangélica Luterana do Brasil)

1ª Secretária: Joselaide Vasconcelos (Igreja de Cristo)

2ª Secretário: Pastor Acácio Gonçalves (Igreja Presbiteriana do Brasil)

1ª Tesoureira: Jaqueline Kuster (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil)

2º Tesoureiro: Pastor Rinaldo César (União das Igrejas Congregacionais)

Vogal: Pastor José Benício Neto (Igreja Presbiteriana Independente)

1ª Suplente: Elisabeth Oliveira (Igreja Metodista)

2º Suplente: Pastor Marcos Moura (União das Igrejas Congregacionais)

Conselho Fiscal

1º Titular: Pastor João Batista (Igreja Presbiteriana Independente)

2ª Titular: Heron Hilgemberg (Igreja Evangélica Luterana do Brasil)

3º Titular: Pastor Jacson Irio Andrioli (Igreja Cristianismo Decidido)

1º Suplente: Pastor Márcio Moraes (Igreja de Cristo)

2º Suplente: Pastor Izaías Torquato (Igreja Anglicana)

3º Suplente: Josefa Maria Silva (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil)

*Tádzio Estevam é Assessor de Comunicação da Diaconia

--

--

Diaconia

Promoção e Defesa de Direitos // Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará