Interterritorial “Igrejas e Justiça Social” reflete a atual conjuntura nacional

Diaconia
Diaconia
Aug 31, 2018 · 3 min read

Evento reúne lideranças religiosas dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Por Tádzio Estevam (Assessor de Comunicação da Diaconia)

Evento contou com lideranças religiosas dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte

O primeiro dia do Encontro Interterritorial: Igreja e Justiça Social, na última quinta-feira (29), no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú (PE), foi marcado pela análise de conjuntura sobre o papel da Igreja diante das injustiças sociais no atual cenário sócio político e econômico nacional. A Diaconia reúne até esta sexta (31) lideranças religiosas dos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte para inspirar e encorajar a Igreja para o serviço diaconal na perspectiva da promoção e defesa de direitos.

Depois das apresentações iniciais das caravanas, as lideranças foram convidadas a refletir, com base no versículo “Não podemos nos calar diante do vimos e ouvimos” (Atos 4:20), a realidade dos seus locais de origem, considerando os contextos políticos, econômicos e sociais dos seus territórios.

Participantes discutiram a realidade dos seus locais de origem

Após a roda de diálogo entre os territórios, o encontro contou com a palestra do pastor José Marcos da Silva, da Igreja Batista de Coqueiral, bairro da zona Sudeste do Recife (PE). Em suas primeiras falas, o pastor provoca a Igreja quando afirma que “A Bíblia tem mais de cinco mil versículos falando sobre Justiça e a Igreja ainda não atentou para isso”. Confira a entrevista que o pastor concedeu à Diaconia clicando aqui.

Após a palestra do pastor José Marcos, foi a vez da pastora da Igreja Metodista Central de Fortaleza (CE), Elizabeth Oliveira, chamar as lideranças para refletir sobre o papel da Igreja diante do contexto da Justiça Social, destacando a influência da cultura do patriarcado na leitura bíblica. “O patriarcado precisa ser combatido. Ele não prejudica apenas nós mulheres, mas os homens também. Em geral, os homens que não são brancos, graduados, bem-sucedidos, não têm lugar na sociedade. E nós não suportamos mais isso, uma leitura conservadora. Precisamos ter mais coerência”

Pastora Elizabeth Oliveira falou sobre o papel da Igreja diante do contexto da Justiça Social

A coordenadora Político-Pedagógica da Diaconia, Waneska Bonfim, destacou a importância do encontro. “Além da alegria de estarmos reunidas e reunidos aqui para discutir este tema, que para nós é muito importante, gostaria de destacar a sinergia que podemos identificar entre essas lideranças religiosas com o nosso trabalho dentro da perspectiva da promoção da garantia e defesa de direitos”.

O Interterritorial ainda contou com visitas às famílias agricultoras, carrossel de experiências de grupos e organizações religiosas, além de eventos religiosos na cidade.

Diaconia

Written by

Diaconia

Promoção e Defesa de Direitos // Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade