Novo projeto mobiliza grupos juvenis no Recife

Uma nova parceria está sendo construída entre a Diaconia e o Exército de Salvação no bairro da Torre, zona norte do Recife, apoiando cerca de 25 jovens entre 15 e 22 anos, das comunidades de Santa Luzia, Mangueira, Iputinga, Cardoso e José de Holanda, atendidos pelo Centro Comunitário Integração. O passo inicial foi dado no último dia 18, com a primeira atividade de construção do Diagnóstico Rápido Urbano Participativo (DRUP), metodologia utilizada pela Diaconia nos contatos com as comunidades. O DRUP busca identificar as demandas, desejos, inseguranças e perspectivas do grupo, levantando estratégias de atuação que deem resposta a estas ansiedades.

Mais duas dinâmicas serão realizadas com o grupo nesta quinta (20) e no próximo dia 25. De acordo com o assessor político-pedagógico Joselito Costa, todo o material produzido pelos/as jovens será analisado e apresentado em uma devolutiva no início do mês de maio, quando será apresentado um Plano de Ação para as atividades do ano.

Uma constatação inicial é de que as comunidades, mesmo as que estão em conjuntos habitacionais, não dispõem de espaços que fortaleçam e valorizem a vivência da juventude, o que torna o Centro Comunitário um espaço de encontro e convívio para o grupo.

“Cremos que o projeto irá impactar na valorização destes jovens junto às famílias e comunidades. A proposta é que cada participante volte para sua localidade reconhecendo seu potencial de construir grupos comunitários, disseminando a experiência de autonomia e participação, e que também sejam protagonistas nos espaços públicos”, afirma Joselito.

Estão previstas formações em cultura, arte-educação, empreendedorismo e participação em políticas públicas, para a transformação do contexto social em suas comunidades. As atividades também incluem trocas de experiências com outros grupos já apoiados pela Diaconia, como o Quebra Kabeça, Pedra Polida e CCJ Recife.

Formação Política - Outro grupo juvenil também está se estruturando no bairro do Janga, município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Em parceria com a Associação Projeto Criança, ligada à Igreja Menonita, cerca de 20 jovens serão acompanhados a partir de maio, com oficinas temáticas e rodas de diálogo sobre os direitos do Estatuto da Juventude, com a perspectiva de efetivá-los no dia a dia da comunidade. As duas iniciativas contarão com o apoio da agência alemã Pão para o Mundo.

Por Carlos Henrique Silva, assessor de Comunicação da Diaconia

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.