Rede de Biodigestores para a América Latina e Caribe se reúne pela primeira vez no Brasil
Encontro acontecerá entre os dias 17 e 21 deste mês no Parque Tecnológico Itaipu, Foz do Iguaçu, no Paraná
Por Tádzio Estevam — (Assessor de Comunicação da Diaconia)

Pela primeira vez no Brasil, as organizações que realizam pesquisa e troca de experiências no tocante às técnicas de produção de biogás na América Latina e Caribe estarão reunidas durante a décima edição do Encontro da Rede de Biodigestores para a América Latina e Caribe (RedBioLAC) que acontecerá entre os dias 17 e 21 deste mês no Parque Tecnológico Itaipu, Foz do Iguaçu, no Paraná.
Entre os objetivos da Rede está o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições participantes da RedBioLAC como forma de identificar e superar as barreiras técnicas, ambientais, sociais e econômicas. Além disso, propor projetos, mecanismos e ideias para difundir a tecnologia de biodigestores na América Latina e Caribe, gerando alianças que facilitem a adoção da tecnologia de produção de biogás. E, por fim, fomentar ações de influência e incidência em políticas públicas relacionadas a produção de energia a partir do biogás como estratégias para melhoria da qualidade de vida das populações da América Latina e Caribe.
A importância dessas ações frente às mudanças climáticas visa dar luz aos benefícios e impactos que a tecnologia da produção de biogás oferece para a agricultura familiar e para o meio ambiente. A Diaconia, devido à expertise na construção e manejo do biodigestor, participará do Encontro compondo o quadro de facilitadores e facilitadoras do minicurso sobre produção de biodigestor de pequena escala, apresentando o modelo do Biodigestor Sertanejo, bem como a experiência das famílias agricultoras na produção de biogás e na geração dos serviços ambientais a partir de uma agricultura em bases agroecológicas.

O evento acontecerá em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis — Biogás (CIBiogas) e, durante o evento, acontecerão cursos de introdução à produção de biogás em pequena e grande escalas. Também haverá visitas técnicas em unidades de produção de biogás e, por fim, o Congresso Internacional onde haverá espaços para troca de experiências entre os membros da rede.
Diaconia — Mais de 650 famílias em todo o Brasil já foram atendidas pela organização e tiveram acesso à tecnologia social que produz gás de cozinha a partir do esterco de animais (bovinos, porcos e caprinos). Saiba mais sobre nossas ações em: http://bemvindo.diaconia.org.br/52/Energias-renov%C3%A1veis
As organizações que quiserem se inscrever e participar de espaços de aprendizado e troca de experiências variadas no evento pode acessar o link: http://redbiolac.org/xo-encuentro-foz-de-iguazu-2018/
Saiba mais em: https://www.facebook.com/cibiogas/videos/2189159477983801/
