1% de alcance orgânico no Facebook? Não, o seu conteúdo é que é fraco mesmo…

Ontem, conversando com um parceiro, ele me perguntou sobre essa história de "Facebook mata alcance orgânico, a média é 1% e blá blá blá". Ele queria entender porque tem resultados bem melhores do que isso, e como o investimento em Facebook Ads também aumenta esse alcance orgânico.

Depois de explicar pra ele que os Ads aumentam o orgânico por uma questão de interação (mais compartilhamentos e comentários significam mais gente sendo impactada), mostrei pra ele um caso de uma empresa pequena, com 0% de investimento em Ads no momento (investimos pouco no início de 2016, apenas, cerca de R$150/mês).

Trata-se do hotel dos meus pais, em Guarapari-ES. Com apenas 474 fãs na página, temos tido 50%, até mais de 100% de alcance orgânico nos posts (nas imagens abaixo).

474 fãs em 28/01/2017
498 pessoas alcançadas organicamente. Print em 28/01/2017.

Opa, como mais de 100% de alcance orgânico é possível?

Simples, entregando valor para o usuário.

Não somos uma empresa engraçadinha, que vai na linha da Prefs e do Cemitério Jardim da Ressurreição. Somos um hotel com ambiente família, ninguém aqui é zoeiro, logo a linguagem utilizada também não é "capivarística". Nossa postura no digital é simples, e não tem nada de genial. Nem mesmo fazemos tudo o que é possível fazer. Nós simplesmente entregamos a informação que as pessoas estão buscando.

No verão, naturalmente a procura pelo destino turístico de Guarapari aumenta. Usamos o blog para divulgar a agenda de eventos da cidade, além de dicas do que fazer e conhecer por aqui. O post em questão responde a uma dúvida extremamente relevante e muito procurada especialmente nessa época. E caso você esteja se perguntando onde estão os compartilhamentos que o relatório mostra, é simples: foram feitos diretamente pelo botão no blog do hotel.

Pff, mas são números irrisórios…

474 fãs, 498 pessoas alcançadas, 23 curtidas… Sim, são números pequenos. Mas para uma empresa pequena, que tem verba ZERO para investimento em Ads, são extremamente relevantes. E mais: provam que é POSSÍVEL SIM ter uma ótimo alcance orgânico no Facebook se você trabalhar direitinho, mesmo se você for uma micro empresa.

Para mais uma análise sobre o assunto, recomendo o post do KaueKGG.

Quer ver e acompanhar meus textos? Estou aqui no Medium, no blog da Midiamorfose e no LinkedIn.