ICOs o fenómeno de +$380 milhões e porque as pessoas investem nele

André Ramos
4 min readJul 27, 2017

--

O termo significa “initial coin offering” em inglês o que quer dizer oferta inicial de moedas.

Uma ICO é o que se obteria se o bitcoin e o Kickstarter tivessem um bebê :D

É uma crowdsale de um novo recurso criptográfico (com uma criptografia como o bitcoin sendo um tipo de recurso criptográfico) que alimenta o “peer-to-peer” .

As ICOs permitem novos modelos de negócios. E estão fazendo muito dinheiro para os seus desenvolvedores e empresários que estão agora a começar.

É por isso que os investidores estão tentando entrar nestes crowdsales. Até agora, foram investidos mais de US $ 380 milhões em ICOs, apesar do fato de que é cedo, é quase impossível saber quais vão sobreviver, e muito menos aquelas que realmente vão dar rentabilidade a médio longo prazo.

A verdade é que está acontecendo algo muito grande nesta economia e a prova disso foi o TOKEN SUMMIT realizado em Maio pelos investidores de capital de risco , onde os líderes desta indústria de ponta discutiram a tendência.

Os capitalistas de risco, William Mougayar e Nick Tomaino, organizadores e coletivos, respectivamente, do Token Summit

“ Não estou entusiasmado com os novos tokens , mas estou entusiasmado quando ouço sobre um novo modelo de negócio habilitado pelo token ou cryptocurrency”, diz Mougayar no último episódio do podcast, Unchained ( Google Play , iTunes , IHeartRadio , Stitcher ou TuneIn Radio ) . “Estou mais entusiasmado com a forma como um determinado token, que é uma espécie de moeda, vai nos permitir aos usuários — a sociedade, o governo, quem quer que seja — fazer coisas que não poderíamos fazer antes, e ainda isto mal começou “

Um aspecto que é especialmente interessante, diz Mougayar, é: “Se você tem a sua própria moeda, você tem sua própria governança, então cada moeda se torna seu próprio mini-governo. Mini-governo é uma grande palavra, mas é um órgão que é governado de forma descentralizada, onde os usuários dizem, onde há supervisão e transparência “.

Tão organizado quanto isso, o co-presidente do Token Summit, Nick Tomaino, diretor da Runa Capital e autor do blog e o boletim de notícias eletrônico The Control sobre a economia token, juntou-se a Mougayar para o episódio e explica: “ As pessoas chamam de empresas e O analógico no mundo tradicional é uma empresa, mas eles realmente não são empresas. Penso que é melhor pensar neles como organizações autónomas descentralizadas onde há um empreendedor e uma equipa de fundador, mas nenhuma entidade jurídica … Eu realmente penso nessas estruturas como tribos da internet. … Eles são coleções de pessoas de todo o mundo que possuem um token e possuem propriedade em um produto e querem trazer um token para o mundo “.

Embora a tecnologia possua muitas possibilidades, a facilidade com que os desenvolvedores agora podem aumentar milhões de dólares — um documento branco e uma venda de multidões baseada em blocos parecem suficientes — está causando algum alarme. Mais de US $ 350 milhões foram criados em ICOs — e a grande maioria não tinha nenhum produto real. Tomaino disse: “ Se você olha nos últimos 10 anos em startups amplamente fora do mundo do blockchain, praticamente todas as empresas que arrecadaram pré-produtos de dinheiro falharam.” Um exemplo famoso é Clinkle, uma empresa de pagamentos móveis que arrecadou US $ 25 milhões Pelo seu produto em financiamento de sementes e desapareceu em dois anos. “As vendas token estão sendo usadas como primeiro financiamento , e acho que esse modelo ao longo do tempo vai mudar”, diz Tomaino,No entanto, parece que os investidores não se importam de qualquer maneira.

Então, como você decide quais investir?

Tomaino diz por causa da semelhança entre os termos ICO e OPA, as pessoas pensam neles como OPAs, mas não são — são mais como um investimento inicial. “Em um arranque, o mais importante é o povo, e a realidade é que a maioria das pessoas não tem tempo para encontrar os fundadores de todos esses projetos”, diz Tomaino.

Sintoniza o episódio no iTunes ou Google Play para descobrires por que um projeto com um bom modelo de negócios pode não ser um bom investimento, como a visão de um investidor de uma web descentralizada poderia informar suas escolhas e Quais são as melhores práticas que eles acreditam que a comunidade deveria adotar para deter algumas das atividades semelhantes às bolhas que estamos vendo.

Fonte : www.forbes.com

Decididamente este é um modelo de negócio que adoptei para fazer os meus investimentos
Actualmente tenho 2 ICOs no meu portfolio :

A Polybius um banco regulamentado na blockchain e a Bitconnect uma ICO em que o seu token permite o aluguer de bitcoins ou seja emprestamos esses bitcoins e revemos a mesma quantia com uma taxa de juro. Melhor que ter o dinheiro no banco :)

Link referencia : https://bitconnect.co/?ref=andreramos

E tu já conheces este modelo de negócios ?
Já investiste em alguma ICO ? Deixa um comentário abaixo com o teu feedback

--

--