Vai ter Olimpíada, sim!

O ano era 2009, ainda trabalhava na Globosat quando rolou o histórico anúncio de que o Rio de Janeiro sediaria as Olimpíadas de 2016. Sim, aqueles jogos que desde muito novo me encantam serão realizados no meu continente, no meu país, na minha cidade!

Os anos se passaram e tivemos uma Copa do Mundo no caminho. Serviu para dar uma palhinha do que 2016 reservaria para nós cariocas. Até que, enfim, chegou o grande momento. Hoje, o que décadas atrás parecia impossível, vai acontecer: a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

E para variar, há aqueles que criticam. Ok, o trânsito está um caos, ainda há obras pela cidade e temos uma segurança (exército e força nacional) que sumirá no apagar da tocha. Entretanto, diversas melhorias ficarão para a cidade.

Mas não quero entrar na questão política simplesmente porque ODEIO política.

A questão é que os grandes protagonistas de tudo isso não tem culpa alguma. Pelo contrário, são de uma geração privilegiada, que jamais terá oportunidade novamente de competir no maior torneio de suas vidas e diante de sua torcida.

Além disso, sabemos que vida de atleta não é nada fácil no Brasil. Faltam incentivos em 80% das modalidades olímpicas e estamos longe de ter um sistema de bolsa similar a países como EUA, Rússia, etc. Mais um motivo para apoiar (e MUITO) cada um destes competidores.

E vou além!

Se você reclama de que o Rio de Janeiro anda muito violento, saiba que o esporte é uma dar principais fugas daqueles que não tem muita opção além de seguir uma vida de crimes. Portanto, é preciso apoiar os jogos, fazer com que sejam mágicos. Tudo isso para que aquele jovem na favela se encante ao ponto de querer ser, no futuro, um dos protagonistas da festa. Mesmo com tantas dificuldades ao seu redor.

Portanto, caro amigo reclamão, antes de você mostrar todo o poder de um Activia de Ameixa saindo pela sua boca, pare e reflita um pouco sobre o que está acontecendo. VAI ter Olimpíadas querendo ou não. Vai ter festa, arena lotada, choro de tristeza, choro de alegria e, se tudo der certo, MUITOS momentos históricos que serão lembrados em todo e qualquer documentário que envolva a importância do esporte.

Para terminar, deixo a minha clássica frase:

Teve Copa do Mundo;
Vai ter Olimpíadas;
E se reclamar a gente realiza Eurocopa e Jogos de Inverno!
Like what you read? Give Diego Borges a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.