Friendzone e seus efeitos negativos

Diego Cataldo
2 min readJun 18, 2017

--

Nota: Este texto é de autoria de um amigo que solicitou o espaço para publicá-lo de forma anônima.

Você não é um pegador. Não gosta de ficar com uma aqui, outra acolá. Sempre busca analisar, através de conversas e atitudes, se há a possibilidade de engatar um relacionamento frutífero. “Olha, ela parece interessante; acho que vou investir”. Porém, quando você pensa em dar um passo à frente, vem o banho de água fria: “eu gosto muito de você, mas como amiga”. Parabéns, você entrou na Friendzone.

A situação descrita no início deste texto serve como reflexo para muitos términos de amizade. A sociedade às vezes não encara o tema com seriedade, mas somente quem passou/passa por tal situação sabe o quanto machuca. Uma parte fica triste por não manter o vínculo afetuoso que fez os dois começarem uma amizade; o outro lado se entristece por não obter êxito no possível relacionamento, e, assim, o término da amizade é a melhor solução a ser tomada.

O problema de colecionar derrotas na friendzone é que a paranoia toma conta da sua mente, e você fica com medo de iniciar novas amizades.

Este que vós escreve já fora vítima da friendzone. Superei, mas na maioria das vezes sou relutante a novas amizades femininas, claramente com medo de passar pela situação novamente. Meu caso é ainda mais complicado porque sou um demissexual, pessoa que sente atração por outra caso haja algum tipo de ligação emocional, psicológica ou intelectual — clique aqui e sabia mais sobre o assunto.

Ou seja: a probabilidade de eu me interessar por uma garota que divida os mesmos gostos que os meus é maior do que eu me sentir atraído por uma mulher esteticamente linda. Assim, a conversa se torna um esteio para os demissexuais.

É evidente que a sua vida não vai parar por causa de um fracasso com uma pessoa que era sua amiga e se tornou seu alvo amoroso. Você tem outras coisas para fazer, é óbvio. No entanto, não conseguir engatar um relacionamento com a amada e, por isso, ter de pôr um ponto-final na amizade, pode influenciar numa união futura com outra garota. Os machucados saram, mas as cicatrizes ficam amostras.

Para finalizar, vale ressaltar que não é da noite para o dia que a pessoa deixa de gostar de uma pessoa. Sobretudo se esta pessoa for sua amiga-paixão. Você quebra um elo de amizade por causa de um amor não correspondido. Não é fácil fazê-lo, porém necessário, e toda ajuda é de suma importância para você sair dessa e se recuperar.

Você não está sozinho.

--

--