UX/UI Design — Projeto de EAD na área de música
Meu ultimo trabalho foi um grande desafio pra mim, meu primeiro EAD, realizei esse trabalho na Agencia que Trabalho: e-deas
Esse foi um daqueles trabalhos que nos poem em um teste de fogo, esse é o meu primeiro post explicando a minha caminhada no que compõe a jornada de um projeto desse tamanho.
Nesse post, vocês ficarão por dentro de todo o processo que utilizei nele enquanto aplico o que aprendi e aprendo de UX conversando com profissionais da área, artigos, vídeos e cursos.
Separei em duas fases, a 1º etapa é da concepção até a entrega do trabalho e a 2º etapa é o acompanhamento após a entrega e após avaliarmos os resultados do projeto como um todo, desde a questão dos testes, pesquisas e alcance do projeto.
1ª FASE: CONCEPÇÃO
Após a reunião com o diretor e gerente de projetos chegou oficialmente a demanda! Aí foi hora de organizar as horas, analisar todo o material do cliente e propor para a equipe um conjunto de ações que culminaram em uma entrega final muito mais embasada e consistente.
Essa foi a fase da concepção e nela realizei alguns dos seguintes passos:
Road Map
Criei o plano de ação, para o desenvolvimento de um projeto ajudando a coordenar e planejar os avanços.

OBS: Os arquivos estão modificados para poder exibir aqui nesse post.
Definição das Métricas de Sucesso
Listei tudo que foi usado para medir se o projeto atingiu os objetivos do cliente. (Abaixo algumas das métricas)
- Número de visitas
- Número de horas no site
- Número de alunos
- Número de vendas

Criar esses arquivos/docs também foram um desafio, pois até então não sei quais as ferramentas mais apropriadas para criá-las. Ambas as etapas acima criei com uma ferramenta chamada coggle que já utilizo no dia-a-dia de trabalho.
OBS: Os arquivos estão modificados para poder exibir aqui nesse post.
Personas
Criei duas personas para o meu projeto, o Matheus e o André, os dois são músicos, um é graduado e procura uma pós-graduação mas não tem muito tempo para se deslocar a faculdade/universidade e o outro quer se formar ou fazer algum curso livre pela internet, eles é que me ajudaram a entender melhor os usuários do Portal.

Utilizei a ferramenta de criação de persona da rock content.
Jornada do Usuário
Após as personas, criei o mapa da jornada do usuário deixou documentado cada passo da relação entre os usuários e o portal. Isso facilitou pra mim pois percebi onde precisava melhorar.

Inventário de Conteúdo
Como o conteúdo é grande, se fez necessário ter um controle dos textos que foram gerados para o portal.
Foram mapeadas todas as páginas (previstas ou existentes) e do conteúdo de cada uma. Assim, eu e a equipe conseguimos ver todo o conteúdo, o que nos trouxe uma praticidade em organizar as informações (taxonomia, vocabulário controlado), identificar conteúdo duplicado e no futuro facilitar sua encontrabilidade.

Utilizei a ferramenta de docs do google.
Wireframe e Protótipo Navegável
Eles permitiram o desenvolvimento de variações do layout para manter a consistência do design através do site. Esta é uma parte que foi muito importante do desenvolvimento inicial pois ela criou expectativas ao usuário e os ajudou a desenvolver familiaridade com o site.
Criei o protótipo navegável em uma ferramente chamada ninja mock, nele você pode clicar e navegar entre elas, como se estivesse navegando no produto final. Foram exibidos em um teste de usabilidade com o público interno do projeto (desenvolvedores, gerente de projeto, designers, cliente) para que visualizem mais facilmente como determinada vai funcionar.

Layout
Para criar o layout, utilizei o photoshop em 72dpi (web) e utilizei o grid do bootstrap para a base, o portal é pensando para celular em 1º lugar mas as versões maiores são extremamente importante pois o numero de usuários mesmo que caindo em desktop ainda são necessários devido ao alto numero de usuários do antigo portal. Para as cores utilizei a ferramenta da adobe para ter uma base melhor.

Para a ver a versão do layout acesse: https://goo.gl/nLpYKS
2ª FASE: ACOMPANHAMENTO
Algumas coisas que pretendo realizar: Testes A/B, Mapa de calor, Análise de métricas, Análise de interface e posteriormente criar outro artigo para mostrar os resultados. Agora é cuidar da criança!
Agradeço a todos que me ajudaram (Dicas, tutorias e cursos), a equipe que trabalha comigo, a AG em que estou por me dar total apoio e liberdade para trabalhar. Muito Obrigado!
