Como construímos a cultura do Zé Delivery?
Como desenhamos a nossa cultura, o Jeito Zé de Ser, a muitas mãos.
Será que a cultura nasce com a empresa? Cultura é resultado do que a liderança deseja para o negócio? Cultura é algo que se cria ou se copia?
Essas e outras perguntas vêm às nossas cabeças quando nos deparamos com um desafio tão grande quanto desenhar a cultura organizacional de uma empresa.
Se eu pudesse resumir em uma frase, diria que a cultura da empresa nasce das relações das pessoas, dos momentos de alegria, conexões e da forma com que lidamos com os desafios no dia a dia… Foi assim que nasceu a do Zé Delivery. 😎
Para falar de cultura, precisamos de contexto!
O Zé Delivery é uma empresa bem diferente da maioria! Nós nascemos já sob influência de uma cultura famosa e que é referência para muitas outras empresas: a cultura Ambev. Com o passar dos anos nosso negócio e time cresceram muito, e com isso nossa cultura também. Nosso jeito de agir e pensar começou a ficar cada vez mais aparente e ganhou vida própria, nessa hora percebemos a necessidade de uma iniciativa para traduzir a cultura em valores que tivessem a nossa cara.
O projeto começou em 2019, quando meu parceiro Otávio Sueitt (Chief Design Officer) e eu fomos convidados pela nossa antiga CHRO, Mariana Lais, para ajudar na iniciativa. Foram algumas conversas via Zoom, diversas pesquisas e muitas mensagens e threads de Slack para chegar nos nossos valores de cultura. A ideia aqui é contar um pouco sobre como foi essa jornada. Bora lá?
A cultura organizacional nasceu do nosso time.
Como identificamos a nossa cultura organizacional? A resposta é a mais simples de todas: falamos com o nosso time! 🙃
Claro que não foi um bate-papo qualquer. Para fazer isso bem feito, utilizamos a abordagem do Design Thinking como base e isso foi fundamental para executar o projeto de uma forma clara e justa com o time.
O primeiro passo foi conduzir algumas rodadas de entrevistas em profundidade com três públicos muito importantes: a liderança do Zé, o nosso time mais antigo e o nosso time mais recente. O questionário era recheado de perguntas abertas e elas foram fundamentais para compreender o que cada público valoriza, o que não gostaria de ver, o que julga indispensável, quais suas virtudes e uma série de outras questões.
Analisamos todas as respostas buscando padrões e sintetizando as percepções em palavras-chave e valores.
Com essas informações, seguimos para uma pesquisa quantitativa com o objetivo de identificar quais valores eram os mais visíveis e os menos visíveis no dia a dia de trabalho dentro do Zé.
A cultura organizacional precisa estar alinhada com a liderança.
Utilizamos também o processo de Branding (Gestão de marca) para esse projeto de cultura. Assim como em um processo de marca, a estratégia deve começar pela liderança já que ela tem um papel fundamental na consolidação dos valores culturais de uma empresa.
Envolvemos nossa liderança no processo através de alguns encontros. O primeiro foi um brainstorming (uma ideação) que tinha como objetivo apresentar todas as informações mapeadas anteriormente e propor uma reflexão sobre os valores que acreditavam ser necessários para o time.
Após o exercício, agrupamos os valores que tinham sinergia e encontramos algumas categorias que viraram a base dos nossos valores. Em uma segunda dinâmica começamos a escrever cards (cartão) para cada valor deixando bem claro o que esperar deles. Para isso definimos que deveriam ter: um resumo sobre o valor, palavras-chave e comportamentos que o reforçam e exemplificam.
Cultura precisa ser vivida, lembrada e compartilhada com todas as pessoas da empresa.
Com os valores de nossa cultura em mãos, construímos um material e apresentamos para todo o time durante a abertura do último trimestre de 2020. Essa parte foi uma experiência muito legal, pois, mesmo com todas as pessoas estando remotas devido à pandemia, elas faziam questão de interagir através do chat do Zoom e os comentários não poderiam ser melhores! Praticamente todo mundo reconheceu os valores como verdadeiros para o Zé.
Ok, mas para quem pensa que apenas definir a cultura em uma apresentação e mostrar para todo o time é suficiente, sinto informar que não é bem assim. A cultura da empresa precisa ser vivida diariamente, nas pequenas e nas grandes ações do dia a dia.
E como mantemos nossa cultura viva? 🧐
Fizemos uma série de iniciativas para reforçar os valores da cultura, Jeito Zé de Ser:
- Rodamos dinâmicas com o time;
- Reforçamos os valores de cultura em reuniões das áreas;
- Criamos uma história em quadrinhos com a Gibiosfera;
- Elegemos nossos embaixadores de cultura através de votação;
- Produzimos uma campanha interna e externa com vídeos-depoimentos dos embaixadores;
- E muitas outras coisas…
Ahhh super importante…
Esse trabalho foi realizado em 2019 e já estamos mudando e ajustando algumas coisas. Então vale ficar atento aos canais do Zé, Insta e Youtube, para saber mais. 🤘