Configurando o iPhone para ler livros com o app do Kindle

Eu não gostava muito de audiobooks. Não há um motivo específico, mas eu simplesmente não me acostumei tão facilmente com essa forma de consumir livros. Contudo, existem momentos na minha rotina diária que simplesmente não posso sacar meu Kindle e começar a ler. Por exemplo, em viagens de carro ou em trajetos que faço a pé. A minha preferência é usar transporte público ao invés de carro, e nesse processo, tenho que fazer uma pequena caminhada de 15 minutos até o terminal de ônibus e depois mais 10 minutos até a empresa. Contando a volta, são mais ou menos 50 minutos que eu posso usar pra adiantar minhas leituras.

Eu não uso nenhum serviço de audiobooks como o Audible, pelo motivo de que nem sempre os livros que eu quero ler tem versão em áudio. O que eu faço é usar o TTS (text to speak) do iPhone para ouvir meus livros diretamente do Kindle. Para isso, preparei uma configuração no iPhone que me permite ter agilidade para habilitar o TTS do iOS quando eu preferir.

Siga as instruções:

Configurando o botão Home

Como vamos usar o VoiceOver do iPhone, você vai ligá-lo e desligá-lo com bastante frequência. Pra facilitar essa tarefa, configurei o botão Home (se você tem um iPhone X, já era, vai ter que encontrar outro shortcut para ativar o VoiceOver), para que quando eu aperta-lo 3 vezes, o VoiceOver é ligado ou desligado. Para fazer isso, siga o caminho: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade

Apertando três vezes consecutivas o botão home, o VoiceOver é ativado. Apertando três vezes novamente é desativado.

Idioma

Temos um problema com o idioma aqui e talvez isso faça desistir da ideia (eu quase desisti por causa disso). Dependendo do idioma do livro, você vai precisar configurar o idioma padrão do seu celular. Se você vai ouvir livros em pt-br, o idioma do seu celular deve estar configurado para português Brasil. Se você for ouvir livros em inglês, seu celular deverá estar configurado para Inglês. Isso me chateia até hoje, porque gosto de usar o idioma do celular em inglês em vez de português, mas quando vou ouvir livros em português, por conta da configuração do idioma, o VoiceOver tenta ler o livro usando o idioma padrão do celular. Imagina um americano tentando ler português pela primeira vez, é mais ou menos isso que acontece. Então, se você alterna muito o idioma dos livros que você lê, esse pode ser um problema.

Pra mudar a configuração de idioma do celular: Ajustes > Geral > Idioma e Região

Pra mudar a voz do VoiceOver: Ajustes > Geral > Acessibilidade > VoiceOver > Fala > Voz

Perceba que você só poderá escolher a voz do VoiceOver entre as opções disponíveis de acordo com o idioma padrão do aparelho. E a minha vida fica assim, alternando entre en > pt-br de acordo com o livro que estou lendo.

Ficar mudando para inglês e português dependendo do livro que vou ler é um saco. Por isso tento me programar para ler vários livros de um mesmo idioma seguidamente pra não ter que fazer essa configuração o tempo inteiro.

Usando o VoiceOver no Kindle

Tendo estas configurações feitas, basta abrir o Kindle no seu iPhone, abrir o livro, apertar três vezes o botão home. O VoiceOver vai ser ativado e logo vai começar a falar as opções de acessibilidade disponíveis. Deslize para baixo os dois dedos na tela e o VoiceOver vai começar a ler a página. Quando o VoiceOver chegar ao final da página do livro, o próprio Kindle já passa para a próxima página automaticamente e continua lendo o livro normalmente.

O problema é que você não pode bloquear o iPhone. Tem que mantê-lo desbloqueado, o que pode ser um problema para algumas pessoas. Eu consigo colocá-lo no bolso desbloqueado. Isso com certeza consome mais bateria.

Tirando esses probleminhas, consegui ganhar umas 4 horas na semana para ler/ouvir meus livros. Além disso, quando estou de carro, consigo, também uso o VoiceOver durante o trajeto.

Comandos básicos

Estes são alguns comandos básicos do VoiceOver:

  • Um toque na tela, lê o item selecionado;
  • Toque duplo seleciona a leitura da interface do Kindle ou do App que você estiver usando;
  • Toque na tela com dois dedos pausa a leitura;
  • Arrastar dois dedos para cima inicia uma leitura continua;
  • Arrastar dois dedos para baixo, lê o texto visualizado na página (isso quer dizer que se houver um texto que não aparece na rolagem do browser, por exemplo, ele não lerá. Nesse caso, arraste os dois dedos para cima)

Você pode ver mais informações sobre o VoiceOver aqui.