Os serviços online que eu uso para gerir meu dinheiro

É comum encontrar pessoas que não fazem nenhum tipo de controle financeiro. Eu não consigo ser tão desencanado assim. Eu preciso saber pra onde meu dinheiro está indo todo santo dia. Quando eu era mais jovem e ganhava um bocado de dinheiro, mas não tinha responsabilidades, eu gastava tudo em Fliperama (KoF 97 é o jogo de luta de todos os tempos. ;-] ) e Caldo de Cana (néctar dos deuses). Mas agora que sou crescido, um adulto (mais ou menos), tenho responsabilidades e como qualquer pessoa e tenho alguns objetivos para o futuro. Para tanto, faço um controle de perto dos meus gastos diários, a fim de controlar toda a entrada e saída de dinheiro, além de saber quanto falta para cumprir com os meus objetivos (muitos anos).

Cuidar de dinheiro não é uma coisa simples e requer MUITA disciplina. Mas com a ajuda de algumas ferramentas, a coisa toda fica mais fácil e você pode até passar a gostar de todo o processo.

Os serviços que uso atualmente são esses: Easynvest, Organizze, PortfolioNow, Bloomberg Watchlist, Google Sheets. Vou explicar um pouco como uso cada um deles mais abaixo.

N00bie alert: Se você é "novato" nesse negócio de cuidar das suas finanças pessoais, talvez nem todas as dicas aqui sirvam para você agora, tirando o Organizze, que vai lhe ser útil imediatamente, as outras ferramentas são apenas para pessoas que tem algum dinheiro investido.

Organizze

O Organizze é onde eu controlo todos os meus gastos. É o meu fluxo de caixa pessoal. Muita gente gosta do Guia Bolso, mas eu não. O Organizze tem a interface MUITO melhor, além de me ajudar a ter uma visão de como vai ficar o meu futuro bem mais fácil do que no Guia Bolso. Sim, o Guia Bolso tem a feature de sincronização automática que é uma mão na roda, mas dado que além de controlar de perto, gosto de me planejar e acho que o Organizze é mais confortável para o meu tipo de uso.

A ideia de ter um fluxo de caixa pessoal (e também para a sua empresa) é a possibilidade de gerar cenários. Você consegue simular como sua vida financeira vai ficar dali 1, 2, 3 anos… Sem saber qual será seu contexto lá na frente, você não consegue se programar para ter um objetivo de longo prazo. Logo, a facilidade que o Organizze me dá é fundamental.

Sim, eu poderia usar uma planilha de Excel pra fazer isso, mas na planilha eu não poderia dividir meus gastos em categorias, cadastrar bancos, cartões, colocar labels, comentários, anexar arquivos etc etc etc.

A mensalidade é de uns R$80 por ano. Então, vale bastante a pena.

Easynvest

É a corretora de valores que eu uso para os meus investimentos atualmente. Ela é uma corretora de 49 anos, com muita tradição e com gente competente que tem uma ideia de democratização e educação financeira atrelada a todo o modelo do negócio. Diferente de qualquer outra corretora que simplesmente empurra alguns produtos, a Easynvest gosta de educar as pessoas, sendo ou não clientes.

Lá na corretora eu tenho uma carteira que é distribuída mais ou menos assim: 30,37% em Fundos de Investimentos, hoje tenho na carteira TG SOLIDUS CASH FIRF CP, BRASIL PLURAL YIELD FIRF REFERENCIADO DI, WESTERN ASSET US INDEX 500 FIM. Todos eles tem período de resgate de D+1. Geralmente não coloco em Fundos com resgate acima de 15 dias. A ideia é que se eu precisar do dinheiro, eu possa retirar rápido, já que as Renda Fixas que tenho são de médio e longo prazo. Frequentemente eu "testo" outros Fundos, por isso essa lista fica maior ou menor durante o ano.

Os outros 69,63% estão em Renda Fixa, basicamente em LC e LCI. Tenho só esses dois tipos por que calhou de no momento de investir, os papéis desses dois tipos de Títulos estavam ótimos. Eles tem um prazo médio e longo. Tirando o LCI que é de 2 anos, o resto é tudo de 4 a 6 anos, sendo que alguns desses títulos vencerão em 2018 (só alegria).

A rentabilidade da carteira tem variado entre 0,75% a 0,80% ao mês. Algumas vezes fica mais ou menos do que isso por causa da rentabilidade dos Fundos.

Não pago nenhuma mensalidade para a Easynvest, salvo os IR dos investimentos, mas aí vai pro governo.

Investing.com

Investing.com é um dos maiores sites sobre dados de mercado financeiro. Eles conseguem ter os dados atualizados quase que live e ainda por cima tem uma grande quantidade de informação do mercado financeiro e notícias focados em vários países, inclusive o Brasil.

Mas o que me agradou demais lá no Investing.com foi a capacidade de poder gerir meu portfolio de uma maneira bem simples, direta, com atualização quase que simultânea.

Além disso, você consegue ter uma quantidade imensa de informações históricas sobre os papéis que você tem interesse, além de análises técnicas, informações para análises fundamentalistas etc.

Planilhas

Além disso tudo, eu acompanho o avanço do meu patrimônio investido (ó, que chique) numa planilha no Google Sheets. Lá eu divido em objetivos e calculo rendimentos, valores das taxas, patrimônio total e etc. Você pode copiar a planilha aqui.

Com a planilha eu tenho todo um trabalho manual, copiando e colando os valores. Pode até ser que eu esteja calculando um monte de coisa errada ali, mas o objetivo é ter mais ou menos uma ideia do que pode estar indo mal. Aqui eu só organizo meus investimentos e não meu fluxo diário, que como já disse, fica no Organizze.

PortfolioNow (não uso mais)

Dado que eu tenho todos os meus investimentos na Easynvest, eu quero ter todos os detalhes possíveis sobre o dinheiro que está guardado lá. Para isso, eu começo usando algumas ferramentas: a primeira delas é o PortfolioNow. O PortfolioNow é um serviço gratuito feito por um amigo chamado Nando Vieira, como uma maneira mais fácil de acompanhar seu patrimônio investido. Quando você investe, geralmente você não usa apenas uma única corretora por vários motivos. Em um determinado momento e por isso fica bastante difícil acompanhar todos os investimentos em interfaces separadas, daí a utilidade do PortfolioNow.

Com ele você consegue cadastrar seus investimentos e acompanhar tudo numa tela só. Se você investe em Cryptos ou em ações, a atualização é basicamente automática, mas se você investe aqui no Brasil em Renda Fixa e Fundos, a atualização dos números precisa ser manual. Mesmo assim, a ferramenta é uma mão na roda e está em pleno desenvolvimento.

Bloomberg Watchlist (não uso mais)

O Bloomberg Watchlist eu uso só pra acompanhar mais de perto meus fundos de investimentos e também alguns indicadores importantes.

Lá você cadastra uma lista dos fundos que você tem na sua carteira e a cada dois dias a Bloomberg atualiza os preços de cota e a rentabilidade. Aqui é mais para quem gosta mesmo de acompanhar esse tipo de coisa. Mas depois que você começa a investir, você fica meio que viciado nessas informações e quanto mais você vê seu dinheiro crescendo, mais você quer acompanhar. ;-)

Cada um tem um jeito especial

Talvez não valha a pena para você fazer todo esse controle. Como eu já disse: eu gosto de fazer esse acompanhamento e para mim é um hobby. Eu sugiro que você busque a sua maneira de controlar seus gastos e acompanhar os seus objetivos. Desenvolva uma forma que mais se adeque à sua rotina. O importante é usar ferramentas que te ajudem no processo.

Se fica muito difícil de organizar os dados, principalmente dos investimentos, esqueça. Eu já desisti várias vezes de acompanhar determinados números pois o trabalho que dava para extrair os dados não compensava. Seu tempo é mais precioso do que esse tipo de controle. Hoje em dia eu não gasto mais do que 30 minutos atualizando a planilha e o PortfolioNow. Conforme o PortfolioNow e a interface da Easynvest for melhorando, com certeza vou descartar a planilha.