Letter of Intent — Johnson & Johnson

Prezados,

Venho através desta carta manifestar o meu interesse no programa de Trainee Johnson & Johnson 2019.

Meu nome é Diego, tenho 30 anos e sou Engenheiro de Produção graduado pela Universidade de Fortaleza. Por que escolhi Engenharia de Produção? Acredito que aspectos da minha personalidade, habilidades, disciplinas favoritas e gostos foram fundamentais na escolha de um curso no qual eu me identificasse. Desde a época do colégio eu sempre tive interesse nas disciplinas de Matemática e Física o que facilitou no momento de escolha da minha formação.

Acabei optando por uma carreira que me proporcionasse um ambiente com desafios diários, onde é necessário utilizar raciocínio lógico e habilidade para solução de problemas com senso crítico e criatividade, ao mesmo tempo em que é necessário combinar conhecimento técnico e bom relacionamento interpessoal no contato direto com as pessoas. Creio que nessa profissão posso utilizar todo meu potencial e ser reconhecido por um trabalho eficiente e de qualidade, sendo possível gerar ótimos resultados para a empresa, o que é bastante gratificante.

Considero o meu diploma de Engenheiro de Produção como a minha maior conquista na vida, pois foi um grande desafio superado e um valoroso processo de autoconhecimento, uma longa caminhada na qual pude me reconhecer pela primeira vez na vida como um profissional em constante evolução, desde as primeiras disciplinas na faculdade, passando pelos estágios e até o trabalho de conclusão do curso, e também como ser humano, onde pude me conhecer melhor, aprender a superar dificuldades, reconhecer meus limites e minhas maiores forças e amadurecer.

Diploma de Engenheiro de Produção.

Tive a oportunidade de participar de dois intercâmbios nos Estados Unidos, durante a faculdade, os quais foram grandes chances de aprendizado. No primeiro, fui para a cidade de Great Barrington, onde trabalhei por três meses em uma estação de esqui. No segundo, tive a oportunidade de ser funcionário de uma das maiores empresas do mundo, Walt Disney Company, tendo trabalhado em diversas funções nos seus parques de diversão e resorts em Orlando. Estas foram experiências únicas e incríveis, nas quais você ruma ao desconhecido e convive com pessoas de todas as partes do mundo, com as mais variadas culturas, e na qual tive pela primeira vez a oportunidade de morar sozinho, longe do conforto da sua casa e dos laços afetivos com a família. Com essa chance você acaba aprendendo mais sobre si mesmo e amadurecendo em vários aspectos, pois é obrigado a sair da sua zona de conforto e desenvolver certas habilidades como a empatia, coletividade, adaptação, aprendendo ainda a valorizar suas origens, raízes culturais e família. Ao final de um intercâmbio você se torna outra pessoa, com novos horizontes. Além do que, você se torna um profissional diferenciado, tornando-se fluente em uma segunda língua: o inglês, sendo um dos meus maiores orgulhos, o que certamente abre várias portas.

Primeiro intercâmbio em uma Estação de esqui.
Segundo intercâmbio na Walt Disney World Company.

Uma situação de mudança e aprendizado que eu tive que enfrentar que me marcou bastante também está relacionada às experiências de intercâmbios, e se refere ao meu processo de aprovação no International College Program da Walt Disney World Company. Trata-se de um dos programas de intercâmbio universitário mais concorridos, pois exige nível de fluência em inglês já bastante considerável, sendo a entrevista realizada com funcionários efetivos da Disney que vêm ao Brasil especialmente para entrevistar candidatos. Tive bastante frustração por não ter conseguido passar nas duas primeiras tentativas. Porém, não me abati e busquei aprender e evoluir com meus erros, enxergando as falhas como oportunidade de melhoria e aprimorando cada vez mais meu inglês com bastante estudo e prática, conseguindo assim atingir meu objetivo. Esta situação evidencia também um traço marcante da minha personalidade, qual seja minha perseverança e firmeza na busca pelos meus objetivos. Sou reconhecido pelos amigos e familiares como uma pessoa decidida, sem nunca desanimar com os obstáculos no caminho e sempre buscando evoluir ao superar os desafios, sem medo de trabalhar duro, pois fui ensinado pelos meus pais que essa é a única maneira de se conseguir seus objetivos. Também tenho como traço marcante da minha personalidade ser uma pessoa alegre, animada, que gosta de estar junto da família e amigos.

Família é a base de tudo !
“ Se você consegue sonhar, você consegue fazer”

Quanto aos meus hobbies, gosto bastante de cinema e futebol, seja assistindo ou jogando, além de jogos virtuais de vez em quando. Gosto bastante também de praticar exercícios, principalmente musculação e bicicleta, para manter corpo e mente saudáveis. Por ser um engenheiro de produção, também tento me manter em constante aprimoramento, tentando me manter atualizado em relação a procedimentos e técnicas novas utilizadas no setor de indústrias, serviços e sobre o comportamento humano, pesquisando sempre assuntos relacionados à minha área, bem como empreendedorismo sempre lendo muitos livros na área, além de jornais, revistas, internet, etc.

Hoje meu maior objetivo de vida e de carreira é trabalhar em uma empresa referência mundial de mercado e bem estabelecida como a Johnson & Johnson e fazer parte de uma companhia tão grande que hoje controla 97% do mercado mundial de higiene tendo como principal slogan “The Family Company”. Sendo a minha maior motivação trabalhar em uma empresa que realmente se preocupe com o funcionário e proporcione um ambiente bem definido e estruturado, no qual o profissional possa se desenvolver, com a oportunidade de passar por todos os setores da empresa realizando projetos com as mais diversas equipes de funcionários altamente qualificados em prol de um objetivo comum, entregando assim os melhores resultados. Sem contar que faz parte da minha concepção ideal trabalhar em uma empresa com um importante papel na sociedade que não vise somente os lucros, mas, que contribua com o bem-estar geral visando a sustentabilidade.

Pilares de Sustentabilidade da Johnson & Johnson

O meu maior propósito de vida hoje é servir de inspiração para as pessoas que não se consideram capazes de alcançar seus objetivos, servindo de inspiração e sendo lembrado como alguém que batalhou pelos seus sonhos e nunca desistiu, sempre acreditando em si mesmo, seguindo em frente e fazendo a diferença! Existe uma frase dita pelo meu pai: Você é do tamanho dos seus sonhos.

Atenciosamente,

Grato pela oportunidade.