Como migrar para o Windows 8.1 a partir de uma nova instalação do Windows 8

Quem já precisou formatar um PC e acabou caindo no Windows 8 sabe como é uma dor de cabeça realizar o upgrade para o Windows 8.1. Para me auxiliar nessa tarefa em um futuro não muito distante e até mesmo ajudar pessoas que apresentem o mesmo problema criei este pequeno guia.

Sigam-me os bons!

1. Rode o Windows Update Diagnostic.

O Update Diagnostic é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft que promete solucionar a maioria dos problemas apresentados pelo Windows Update e seu uso é muito simples, basta acessar o site da ferramenta e clicar em executar oWindows Solucionador de Problemas de Atualização.

Após o download você deve seguir o processo básico de instalação de programas no Windows: Avançar, Avançar, Concluir. Recomendo a reinicialização do computador, só para garantir que todas as modificações foram efetivadas.

2. Instale as atualizações necessárias para ter acesso a nova versão do Windows.

A imposição da Windows Store ser o único meio de realizar essa migração é uma das maiores mancadas da Microsoft, só quem teve tempo suficiente para viver no Windows 8 sabe como a loja é instável e mal acabada. Para conseguir ter acesso ao famigerado anúncio que indica a disponibilidade da migração você precisa instalar uma atualização em seu computador.

Para isso vá em Painel de Controle > Sistema e Segurança > Windows Update e clique em Procurar Atualizações, no fim do processo você encontrará uma lista de updates disponíveis, desmaque todos e procure os itens com os seguintes códigos: KB 2871389 ou KB 2917499. Só instale ele e reinciei o computador para aplicar as modificações.

Caso ainda não consiga realizar downloads no Windows Update, baixe as atualizações manualmente: KB 2871389 ou KB 2917499 (Primeiramente só instale um, escolha de acordo com a atualização que foi disponibilizada para você no Windows Update. Ex: Se apareceu o Update KB 2871389, só baixe ele).

3. Instale o Windows 8.1 pela Windows Store.

Depois de realizar esses passos você já deve ter acesso ao Windows 8.1 na Windows Store e vai conseguir realizar a instalação sem grandes transtornos.

Yay!

PUTA MERDA: Mas Diego, ainda não estou conseguindo…

Bom, nesse caso a saída será burlar o sistema de Downloads da Microsoft e para realizar essa façanha você vai precisar de uma Product Key original do Windows 8. Vamos as instruções:

  1. Acesse a página de download do Windows e clique em Instalar o Windows 8.
  2. Após realizar o download do assistente, execute e informe sua Product Key.
  3. Quando o download do Windows estiver entre 1% e 5% clique em pause e feche o programa.
  4. Volte a página de download e clique agora em Instalar o Windows 8.1.
  5. Ao executar o assistente ele não vai pedir sua Product Key e completará o download do Windows.
  6. Execute a instalação seguindo as instruções do programa.

Essa solução pode não funcionar para todos os casos, mas se você chegou até aqui não tem muito o que perder, né?

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Diego Costa’s story.