Impotência

Um ente querido está doente, seu time perdeu, sua amiga está se apaixonando por um babaca, um cara desconhecido passou na rua gritando com uma mulher, você precisa fazer uma cirurgia, seu cachorro comeu chocolate do lixo, você acabou de arrumar sua mochila pra ir a praia e começou a chover. seu amigo é machista, seu avô é misógino, sua tia é recheada de preconceitos.

Todas essas situações parecem partilhar a mesma característica, você não pode mudá-las, já aconteceu, já foi. Você não pode mudar a criação dos outros, você não pode se meter na briga alheia, vai que sobra pra você, você não lembrou de fechar o lixeiro e agora seu cachorro já morreu, sua amiga não escuta seus conselho, você não consultou a previsão do tempo antes de planejar ir à praia e agora não adianta mais.

Tudo está feito e não há nada que você possa fazer sobre isso.

Mas note que em todos esses casos está escondida uma oportunidade. A chance de fazer diferente e evitar que ocorra de novo, ou que continue ocorrendo, e na verdade a impotência que você/eu brada/mos a plenos pulmões

EU NÃO POSSO FAZER NADA

É uma mera ilusão de ótica que você/eu usa/o pra não enxergar a nossa falta de vontade de fazer algo, ou de empatia, ou de coragem, disposição.

Um mundo melhor, mais decente e mais humano não se constrói sozinho e não é fácil de construir nem em conjunto, mas é necessário, pro bem de todo mundo, inclusive o meu e o seu.

  • Você não pode impedir cada mulher da Terra de apanhar do parceiro, mas você pode chegar com o seu amigo que acha que é dono da namorada/esposa e conversar com ele, mostrar o outro lado.
  • Você não pode impedir o seu tio-avô de ser racista, mas você pode conversar com ele e fazê-lo entender que quando é discurso de ódio em vez de opinião a gente tem que ficar caladinho porque calado ainda está errado
  • Você não pode ressuscitar o seu cachorro, mas pode adotar um animal de rua em vez de comprar um bichinho de 5 mil reais cheio de problemas congênitos oriundos da sua “pureza de raça”
  • Você não pode voltar no tempo e impedir seu time de perder, mas você pode procurar maneiras de torcer que ajudem mais, como reunindo a sua torcida organizada pra fazer um projeto social
  • Você não pode impedir ninguém de se apaixonar por ninguém, mas você tem que alertar seus amigos sempre que possível que a pessoa com quem ele está se envolvendo pode não ser tão legal assim
  • Você não pode fazer parar de chover pra poder ir à praia, mas você ainda pode fazer um castelo de cobertores e travesseiros e divertir seus filhos da mesma maneira.

Você não pode fazer tudo, o mundo não vai ser salvo por você, mas você PRECISA fazer a sua parte. E eu a minha.