PagSeguro ou FraudeSegura?

Essa história começa ao eu acordar depois de uma noite tranquila de sono no dia 12/08/2017.

Como sempre, por trabalhar com tecnologia e gostar de redes sociais, ativei o wifi do smartphone e fui tomar banho enquanto as notificações “pipocavam”.

Tudo poderia ser normal se não fosse a minha infelicidade de um dia ter criado e mantido uma conta no PagSeguro (aka FraudeSeguro).

Conforme imagem inicial do post, enquanto eu dormia, entre 02:29 até 03:03 da manhã alguém, com intermédio do PagSeguro (funcionários mal intencionados) se utilizaram indevidamente da minha conta para realizar algumas comprinhas.

Foram 8 compras ao total, e só pararam porque por algum motivo a oitava foi finalmente negada pela operadora do cartão (acredito que não por finalmente terem detectado a sequência de fraudes, mas sim porque possivelmente o limite do cartão foi estourado).

Pois é, então foram 7 compras, realizadas em um site que eu nunca havia entrado e nem sequer conhecia, em um horário que não deveria ser comum a ninguém e tudo aconteceu perfeitamente conforme orquestração dos autores e tudo o suporte por parte do PagSeguro.

Bem, não preciso nem dizer que a inteligência artificial está presente em muitos setores. Uma das coisas mais simples de se fazer em IA é algo chamado de Classificação que permitiria por exemplo classificar uma transação entre fraudulenta ou não, se baseando em alguns atributos presentes no meu histórico de compras.

Esse processo poderia ser mais seguro se:

  1. O PagSeguro utilizasse a autenticação em 2 fatores. (Ele tem, mas não sabe utilizar);
  2. O PagSeguro utilizasse a Classificação (IA) para realizar detecção de fraudes;
  3. A operadora de cartão utilizasse autenticação em 2 fatores para o próprio cliente autorizar cada compra.
  4. A operadora de cartão utilizasse Classificação (IA) para realizar detecção de fraudes;

Mas infelizmente o mundo não funciona assim. Temos tecnologias, mas as pessoas/empresas não sabem utilizá-la.

Mas continuando a história, um detalhe: Conforme relato, todas as compras foram realizadas e pagas com cartão de crédito. Felizmente eu não mantenho dados do meu cartão de crédito no PagSeguro. Logo, o cartão de crédito utilizado é de uma pessoa que eu não conheço, nunca vi e que é só mais uma vítima nessa fraude.

Primeira coisa que fiz então, segundo as regras do PagSeguro foi entrar em contato com o vendedor. Então para cada uma das compras enviei mensagem para ele conforme:

Reparem que o vendedor não demonstra nenhuma preocupação com o ocorrido e simplesmente fala para eu realizar esta contestação com o PagSeguro pois eles resolveriam. E não é que ele estava certo mesmo?

Seguro as regras do FraudeSeguro, após eu abrir uma disputa, tenho que esperar 7 dias para solicitar a moderação...

Pois bem, passados 7 dias, solicitei a moderação para cada um das 7 compras fraudulentas. Já na primeira, a moderação agiu como o vendedor esperava. Mesmo eu relatando o ocorrido a moderação do PagSeguro deu ganho de causa ao vendedor e encerrou a disputa, sem nem ao menos me questionar nada, sem me ligar e imagino sem nem entrar em contato com o dono do cartão de crédito. Conforme mensagem abaixo, a moderação dessa compra iniciou em 22/08/2017 às 14:43 e no mesmo dia às 15:05 eu respondi relatando todo o ocorrido (apesar que a moderação poderia ver as mensagens trocadas com o vendedor também).

No mesmo dia, o PagSeguro encerrou a disputa acima conforme e-mail abaixo:

E no sistema de disputas a mensagem:

Faltavam ainda 6 fraudes para serem tratadas pele moderação do PagSeguro, mas o resultado já seria esperado.

No final, não bastando toda a chateação, que no meu caso só custou o tempo, mas ao dono do cartão foram R$ 622,35.

Esse é apenas um caso dos muitos que ocorrem no PagSeguro.

Não é meu primeiro caso de fraude patrocinada por esta empresa, mas na primeira vez ao realizar uma compra em um e-commerce que não sabe dos perigos que seus dados e os dados de seus clientes estão sujeitos ao utilizarem o PagSeguro me fez utilizar o serviço, e sem avisar o PagSeguro armazenou junto à minha conta os dados do meu cartão. Com isso, pela falha de segurança já antiga, alguém utilizou meus dados para realizar compras que foram todas contestadas por mim com a operadora de cartão. Neste caso, os fraudadores (incluindo o PagSeguro) não se deram bem. Depois disso excluí meus dados mas infelizmente não consegui excluir a conta. E segundo o PagSeguro eu só poderia excluir depois de 60 dias. Infelizmente eu não excluí pois pensei que sem os dados do cartão ninguém poderia fazer muita coisa.

Mas podem sim e fizeram. Novamente tentei excluir minha conta mas não posso. Somente depois de 60 dias.