Economizando em viagens com orçamento e controle de gastos

O gasto durante as viagens sempre foi um dos grandes vilões do meu orçamento. Por mais que eu me programasse, os gastos no cartão sempre extrapolavam as minhas expectativas L Como diz um professor de finanças comportamentais, o dinheiro de viagem é uma grana livre. E para mim era bem isso mesmo. A gente gasta como se não tivesse amanhã e só descobre o rombo depois, quando chega a fatura do cartão.

Depois de muita frustação nas voltas de viagens, resolvi, pela primeira vez, testar um orçamento para viagem, estipulando um teto de gastos no aplicativo que eu já uso. Então, abri uma conta exclusiva para viagens e registrava tudo que gastava ali. E o resultado é que gastei apenas 300,00 a mais do que eu tinha estipulado. O que foi uma vitória para quem sempre estourava entre 1.500,00 e 2.000,00 do valor estipulado.

Foi preciso muita disciplina para anotar todo chaveirinho comprado, todo sorvete, jantar, ingresso de museu e etc. Mas no final valeu muito a pena, pois tive a noção de como esses gastos resultam em um montante beeeem expressivo.

Assim como fazemos no dia a dia, com o controle de gastos em uma viagem acabamos priorizando as coisas mais importantes, como os restaurantes, passeios e deixando mais de lado aquele tanto de lembrancinhas que acabam ficando estocada em casa. Sim, essa mania de comprar souvenir é algo que estou trabalhando também ehehe :)

Enfim, seguem 5 pequenas dicas que estou tentando seguir para economizar em minhas viagens:

1) Primeiro passo, claro, é fazer o planejamento antecipado da viagem, pesquisando uma média de preços de passagens e hotéis, gastos no local, etc. Com os valores em mãos, vale a pena fazer um planejamento e poupar uma grana mensal até o dia da viagem, pois quando chegar a data você já terá uma boa parte da grana para viajar tranquilo. E para isso, o Minhas Economias tem uma função muito legal, Sonho, em que você coloca o valor total do seu desejo, nesse caso uma viagem, e o aplicativo estipula quanto você deve reservar por mês para realiza-lo.

2) Ficar de olho nas promoções de passagens e hotéis. Isso é básico, né? E se você não tiver um destino definido, fica ainda mais fácil aproveitar as promoções. Ah e viajar em baixas temporadas também sempre é uma boa solução para economizar e evitar muita muvuca :)

3) Fazer um orçamento específico para a sua viagem, como já falei acima.

4) Usar e abusar do metrô e outros transportes públicos, sempre que for possível. Em cidades grandes, que oferecem boas linhas de metrô, não tem mesmo porque usar táxi ou alugar carro, a não ser em situações específicas.

5) Economize com refeições, mas sem deixar de comer o que gosta. Bem, para isso, eu costumo fazer um lanche reforçado na hora do almoço e deixo para comer num lugarzinho melhor à noite. Como depois do almoço normalmente continuamos a bater perna pela cidade, um almoço demorado e muito farto é algo até que atrapalha os passeios.

E você, o que faz para economizar em suas viagens? :)